A crítica ontológica na análise da produção do conhecimento científico
uma necessidade vital
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.9775Palavras-chave:
Crítica ontológica, Produção científica, Materialismo histórico e dialético, Educação, Educação FísicaResumo
O artigo apresenta as contribuições da crítica ontológica, à luz do materialismo histórico dialético, como uma necessidade vital na análise da produção científica. Problematiza: quais as contribuições dos pressupostos teóricos-metodológicos da crítica ontológica, à luz da concepção materialista dialética da história, enquanto método de análise da produção científica em Educação e Educação Física? Utilizou-se da revisão bibliográfica enquanto procedimento metodológico. Se fundamenta, principalmente, no pensamento de Lukács, Marx e Engels. Aponta o trabalho como primazia ontológica da socialidade humana, defende que crítica ontológica a partir das leis e categorias da dialética materialista supera, por incorporação, as análises abstratas lógico-formais, visando apreender e transformar o real a partir dos interesses da classe trabalhadora.
Métricas
Referências
ANDERY, Maria Amália Pie Abib et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Garamond, São Paulo, 2007.
ENGELS, Friedrich. Anti-Duhring: a revolução da ciência segundo senhor Duhring. São Paulo: Boitempo, 2015.
FREITAS, Luís Carlos de. Projeto histórico, ciência pedagógica e ‘didática’. Educação e Sociedade, Campinas, n. 27, p. 122-140, set. de 1987.
GAMBOA, Silvio Ancizar Sanchez. Reações ao giro linguístico: o “giro ontológico” ou o resgate do real independente da consciência e da linguagem. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE/CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 15. E 2., 2007, Recife. Anais [...]. Recife: CONBRACE, CONICE, 2007.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere: Introdução ao estudo da filosofia. A filosofia de Benedetto Croce. Edição e tradução: Carlos Nelson Coutinho. 1. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. v. 1.
KOPNIN, Pável Vasílievich. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
KOSIK, Karel. A dialética do concreto. São Paulo: Paz e Terra, 1976.
LUKÁCS, Georg. Para compreender a ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo, 2013.
LUKÁCS, Georg. Para compreender a ontologia do ser social I. São Paulo: Boitempo, 2018.
LUKÁCS, Georg. Reboquismo da dialética: uma resposta aos críticos de história e consciência de classe. São Paulo: Boitempo, 2015.
LUKÁCS, Georg. Los fundamentos ontológicos del pensamiento y la acción humana. Conferencia. Publicada por primera vez en ad lectores 8. Neuwied y Berlín: Luchterhand Berlín: Luchterhand, 1969. Disponível em: https://omegalfa.es/autores.php?letra=&pagina=15#. Acesso em: 13 mar. 2019
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo Editorial, 2009.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. Tradução Álvaro Pina e Ivana Jinkings. São Paulo: Boitempo, 2010a.
MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel. Tradução Rubens Enderle e Leonardo de Deus. São Paulo: Boitempo, 2010b.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A sagrada família ou A crítica da Crítica crítica contra Bruno Bauer e consortes. Tradução e notas de Marcelo Backes. São Paulo: Boitempo, 2011.
MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.
MÉSZÁROS, István. Estrutura social e formas de Consciência I: A dialética da Estrutura e da História. São Paulo: Boitempo Editorial, 2009.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 18. ed. rev. Campinas/SP: Autores Associados, 2009.
SACARDO, Micheli Silva, SILVA, Regis Henrique dos Reis. Para a crítica da produção do conhecimento. Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 2, p.1-4, ago. 2017.
SILVA, Ivson Conceição Silva. Crítica ontológica à fragmentação das premissas teóricas e programáticas na produção/circulação do conhecimento em Educação Física no estado da Bahia.2020. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos do GPOSSHE On-line
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.