A crítica ontológica na análise da produção do conhecimento científico

uma necessidade vital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.9775

Palavras-chave:

Crítica ontológica, Produção científica, Materialismo histórico e dialético, Educação, Educação Física

Resumo

O artigo apresenta as contribuições da crítica ontológica, à luz do materialismo histórico dialético, como uma necessidade vital na análise da produção científica.  Problematiza: quais as contribuições dos pressupostos teóricos-metodológicos da crítica ontológica, à luz da concepção materialista dialética da história, enquanto método de análise da produção científica em Educação e Educação Física? Utilizou-se da revisão bibliográfica enquanto procedimento metodológico. Se fundamenta, principalmente, no pensamento de Lukács, Marx e Engels. Aponta o trabalho como primazia ontológica da socialidade humana, defende que crítica ontológica a partir das leis e categorias da dialética materialista supera, por incorporação, as análises abstratas lógico-formais, visando apreender e transformar o real a partir dos interesses da classe trabalhadora.  

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Biografia do Autor

Ivson Conceição Silva, Centro Universitário Maria Milza, UNIMAM

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia, UFBA. Membro pesquisador do projeto Epistemologia da Educação Física-EPISTEF-Nordeste no LEPEL/FACED/UFBA-FE-UNICAMP. Professor do Centro Universitário Maria Milza-UNIMAM. Professor da rede municipal de Governador Mangabeira. Formador do Programa Escola da Terra-PRONACAMPO, UFBA. Tutor da especialização em Educação, Pobreza, Desigualdade Social, UFBA.

Celi Neuza Zulke Taffarel, Universidade Federal da Bahia, UFBA

Pós-Doutora pela Universidade de Oldenburg, Alemanha. Professora titular da Universidade Federal da Bahia, UFBA. Pesquisadora de Produtividade do CNPq.

Leidiane Alves de Farias, Faculdade Maria Milza, FAMAM

Mestre em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, UFBA. Professora da Faculdade Maria Milza, FAMAM.

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Publicado

2023-01-03

Como Citar

SILVA, I. C.; TAFFAREL, C. N. Z.; FARIAS , L. A. de. A crítica ontológica na análise da produção do conhecimento científico: uma necessidade vital. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.9775. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/9775. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo