Contribuições foucaultianas para a teoria da relação com o saber
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9201Palavras-chave:
Relação com o saber, Relações de poder, Bernard Charlot, Michel FoucaultResumo
O objetivo desse estudo é aproximar as compreensões entre a teoria da relação com o saber de Charlot (2000) com reflexões presentes em Foucault (1996, 2014, 2021) sendo estas, respectivamente nas obras: “Vigiar e Punir”, “A ordem do Discurso” e “Microfísica do poder”. A pesquisa é de caráter qualitativo em formato de ensaio teórico mediado pela hermenêutica. Os principais resultados encontrados foram: a valorização das relações para compreensão das suas teorias, o processo de enfoque na normatização como dispositivo de exclusão de sujeitos fora da norma, o entendimento de que uma verdade científica pode ser limitada de acordo com o seu tempo histórico e uma percepção ativa de sujeito caracterizada pela apropriação nas diferentes relações. Tendo em vista a importância destes achados, sugere-se maiores diálogos entre este e outros autores a fim de ampliar o entendimento da teoria da relação com o saber.
Métricas
Referências
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução. 3.ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
DUARTE, Evandro Santos; FARIAS, Vanderlei Gularte; OLIVEIRA, Neiva Afonso. O método hermenêutico e a pesquisa na área das ciências humanas. In: Salão do conhecimento: XXII Jornada de Pesquisa, 2017, Ijuí. Anais do Salão do Conhecimento. Injuí, 2017. p.1-13. Disponível em: https://www.publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/7740. Acesso em: 22 de ago. 2022.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 42. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
MACHADO, Cássia Cilene de Almeida Chalá Machado; LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. A relação com o saber e o empoderamento de idosos em processos de escolarização. Educar em Revista, Curitiba, v. 38, p.e82053, 2022.
SOAVE, Cláudia Soave; ARRUDA, Marina Patrício de. A dimensão ética do cuidado de si e sua influência na relação com o saber: A inter-relação docente e discente. Revista Gepesvida. [S. l.], v.5, n.11, p.1-13, 2019.
UNICEF. Cultura do fracasso escolar afeta milhões de estudantes e desigualdade se agrava na pandemia, alertam UNICEF e Instituto Claro. UNICEF, 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/cultura-do-fracasso-escolar-afeta-milhoes-de-estudantes-e-desigualdade-se-agrava-na-pandemia Acesso em: 7 de jul. de 2022.
VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. A Complexidade dos Desafios da Educação Física na Escolarização Brasileira na Perspectiva da Relação com o Saber dos(as) Alunos(as). Revista Internacional Educon, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e22031019, 2022.
VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. Educação Física escolar “Errar é humano”, mas é fonte de aprendizagem. Instrumento: Rev. Est. e Pesq. em Educação, Juiz de Fora, v. 21, n. 1, p. 58-73, jan./jun. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos do GPOSSHE On-line
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.