Contribuições foucaultianas para a teoria da relação com o saber

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9201

Palavras-chave:

Relação com o saber, Relações de poder, Bernard Charlot, Michel Foucault

Resumo

O objetivo desse estudo é aproximar as compreensões entre a teoria da relação com o saber de Charlot (2000) com reflexões presentes em Foucault (1996, 2014, 2021) sendo estas, respectivamente nas obras: “Vigiar e Punir”, “A ordem do Discurso” e “Microfísica do poder”. A pesquisa é de caráter qualitativo em formato de ensaio teórico mediado pela hermenêutica. Os principais resultados encontrados foram: a valorização das relações para compreensão das suas teorias, o processo de enfoque na normatização como dispositivo de exclusão de sujeitos fora da norma, o entendimento de que uma verdade científica pode ser limitada de acordo com o seu tempo histórico e uma percepção ativa de sujeito caracterizada pela apropriação nas diferentes relações. Tendo em vista a importância destes achados, sugere-se maiores diálogos entre este e outros autores a fim de ampliar o entendimento da teoria da relação com o saber.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucas Luan de Brito Cordeiro, Universidade Federal do Ceará, UFC

Acadêmico de licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Ceará, membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar e Relações com os Saberes (GEPEFERS) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE).

Pedro Gabriel Viana do Amaral, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG

Mestrando em Educação e Docência, professor de Educação Física e coordenador pedagógico e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar e Relações com os Saberes/GEPEFERS e do Grupo via Lettera.

Luciana Venâncio, Universidade Federal do Ceará, UFC

Pós-Doutora em Educação. Docente na Universidade Federal do Ceará. Coordenadora e docente do Mestrado Profissional em Educação Física/ProEF/UFC. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar e Relações com os Saberes/GEPEFERS.

Referências

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução. 3.ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

DUARTE, Evandro Santos; FARIAS, Vanderlei Gularte; OLIVEIRA, Neiva Afonso. O método hermenêutico e a pesquisa na área das ciências humanas. In: Salão do conhecimento: XXII Jornada de Pesquisa, 2017, Ijuí. Anais do Salão do Conhecimento. Injuí, 2017. p.1-13. Disponível em: https://www.publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/7740. Acesso em: 22 de ago. 2022.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 42. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

MACHADO, Cássia Cilene de Almeida Chalá Machado; LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. A relação com o saber e o empoderamento de idosos em processos de escolarização. Educar em Revista, Curitiba, v. 38, p.e82053, 2022.

SOAVE, Cláudia Soave; ARRUDA, Marina Patrício de. A dimensão ética do cuidado de si e sua influência na relação com o saber: A inter-relação docente e discente. Revista Gepesvida. [S. l.], v.5, n.11, p.1-13, 2019.

UNICEF. Cultura do fracasso escolar afeta milhões de estudantes e desigualdade se agrava na pandemia, alertam UNICEF e Instituto Claro. UNICEF, 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/cultura-do-fracasso-escolar-afeta-milhoes-de-estudantes-e-desigualdade-se-agrava-na-pandemia Acesso em: 7 de jul. de 2022.

VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. A Complexidade dos Desafios da Educação Física na Escolarização Brasileira na Perspectiva da Relação com o Saber dos(as) Alunos(as). Revista Internacional Educon, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e22031019, 2022.

VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. Educação Física escolar “Errar é humano”, mas é fonte de aprendizagem. Instrumento: Rev. Est. e Pesq. em Educação, Juiz de Fora, v. 21, n. 1, p. 58-73, jan./jun. 2019.

Downloads

Publicado

2022-10-20

Como Citar

CORDEIRO, L. L. de B. .; AMARAL, . . P. G. V. do; VENÂNCIO, L. . Contribuições foucaultianas para a teoria da relação com o saber. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 6, n. 2, 2022. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9201. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/9201. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos