Contribuições foucaultianas para a teoria da relação com o saber

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9201

Palavras-chave:

Relação com o saber, Relações de poder, Bernard Charlot, Michel Foucault

Resumo

O objetivo desse estudo é aproximar as compreensões entre a teoria da relação com o saber de Charlot (2000) com reflexões presentes em Foucault (1996, 2014, 2021) sendo estas, respectivamente nas obras: “Vigiar e Punir”, “A ordem do Discurso” e “Microfísica do poder”. A pesquisa é de caráter qualitativo em formato de ensaio teórico mediado pela hermenêutica. Os principais resultados encontrados foram: a valorização das relações para compreensão das suas teorias, o processo de enfoque na normatização como dispositivo de exclusão de sujeitos fora da norma, o entendimento de que uma verdade científica pode ser limitada de acordo com o seu tempo histórico e uma percepção ativa de sujeito caracterizada pela apropriação nas diferentes relações. Tendo em vista a importância destes achados, sugere-se maiores diálogos entre este e outros autores a fim de ampliar o entendimento da teoria da relação com o saber.

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Biografia do Autor

Lucas Luan de Brito Cordeiro, Universidade Federal do Ceará, UFC

Acadêmico de licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Ceará, membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar e Relações com os Saberes (GEPEFERS) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE).

Pedro Gabriel Viana do Amaral, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG

Mestrando em Educação e Docência, professor de Educação Física e coordenador pedagógico e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar e Relações com os Saberes/GEPEFERS e do Grupo via Lettera.

Luciana Venâncio, Universidade Federal do Ceará, UFC

Pós-Doutora em Educação. Docente na Universidade Federal do Ceará. Coordenadora e docente do Mestrado Profissional em Educação Física/ProEF/UFC. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar e Relações com os Saberes/GEPEFERS.

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Publicado

2022-10-20

Como Citar

CORDEIRO, L. L. de B. .; AMARAL, . . P. G. V. do; VENÂNCIO, L. . Contribuições foucaultianas para a teoria da relação com o saber. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 6, n. 2, 2022. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9201. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/9201. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos