Políticas Educacionais

direitos Humanos e a Carta da Terra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9199

Palavras-chave:

Política Curricular, Educação em Direitos Humanos, Carta da Terra, BNCC, Temas Transversais

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar considerações decorrentes de pesquisas sobre Educação em Direitos Humanos e os princípios da Carta da Terra nas políticas e processos educacionais, vinculadas ao Grupo de Pesquisa “Políticas de Gestão Educacional e de Formação dos Profissionais da Educação” da UMESP. Os estudos são na perspectiva da pesquisa-ação crítica/pesquisa-intervenção, com a participação de graduandos, mestrandos e doutorandos. Destacamos em nossas investigações que, nas políticas curriculares, temas de cunho progressista, como direitos humanos, ecologia, justiça social, democracia, cultura da paz, dentre outros, são abordados como transversais e apropriados nas legislações de base tecnicista para desenvolvimento de competências e habilidades. As pesquisas realizadas fortalecem a educação crítico-transformadora formulada por Freire, propondo uma mudança estrutural nos currículos escolares, cujos conteúdos vinculam-se à problematização da realidade, para transformá-la a favor dos Direitos Humanos.

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Biografia do Autor

Elisabete Ferreira Esteves Campos, Universidade Metodista de São Paulo

Docente e pesquisadora do PPGE-UMESP, líder do Grupo de Pesquisa CNPq:  Políticas de Gestão Educacional e de Formação dos Profissionais da Educação e do Grupo de Estudos Paulo Freire. Está desenvolvendo pesquisa sobre a Carta na Terra nas políticas e processos educacionais.

Cristina Miyuki Hashizume, Universidade Metodista de São Paulo

Docente e pesquisadora-líder do grupo CNPq: Educação, Saúde e Direitos Humanos. Tem diversas publicações em Educação e Direitos Humanos e Saúde.

Referências

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Publicado

2022-10-17

Como Citar

CAMPOS, . . E. F. E. .; HASHIZUME, C. M. . Políticas Educacionais: direitos Humanos e a Carta da Terra . Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 6, n. 2, 2022. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9199. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/9199. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

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Artigos