Educação (em tempo) Integral: Estudo no contexto municipal de Almeirim/PA
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9186Palavras-chave:
Educação (em tempo) integral, Políticas Educacionais, Município de Almeirim (Pará)Resumo
O artigo teve por objetivo analisar o processo de implementação do Programa Mais Educação, como uma das ações governamentais voltadas para indução de políticas da educação integral na Secretaria de Educação do município/SEDUC de Almeirim-Pará, com recorte temporal de 2012 a 2016. Identificou-se que no período investigado houve a intenção governamental de ações indutoras voltadas para uma formação integral, porém com pouco avanço na implementação de uma efetiva política/programa de educação integral para toda rede municipal. O estudo buscou subsidiar e colaborar com a melhoria da educação, a partir das discussões sobre a implantação das políticas públicas educacionais voltadas para educação integral, considerando as peculiaridades do povo amazônico, bem como os entraves dos processos educacionais.
Métricas
Referências
ALMEIRIM (Município). Relatório de Atividades do Comitê de Programas da Seduc. Almeirim: Secretaria de Educação, 2012 a 2018.
BRASIL. Decreto n. 7.083 de 27 de janeiro de 2010. Dispõe sobre o Programa Mais Educação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 27 de janeiro de 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7083.htm>. Acesso em: 22. jun. 2022.
BRASIL, Ministério da Educação. Manual operacional de educação integral 2012. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11452-manual-operacional-de-educacao-integral-2012-pdf&category_slug=agosto-2012-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 22. jun. 2022.
BRASIL, Presidência da República. Lei nº13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 23 jun. 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 25 jun. 2022.
COELHO, L. M., GUILARDUCCI, R., MÓL, S. (2020). Educação em tempo integral e programa mais educação: soluções locais para questões gerais?. Revista Educação E Políticas Em Debate, 8(3), 344–360. Disponível em: https://doi.org/10.14393/REPOD-v8n3a2019-48699 Acesso em: 25 jun. 2022.
COLARES, M. L. I. S.; ASSIS, A. E. S. Q.; PEREZ, J. R. R. Dimensões a serem consideradas para a discussão de políticas educacionais na realidade Amazônica. Práxis Educacional, [S. l.], v. 14, n. 27, 2018. DOI: 10.22481/praxis.v14i27.2926. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2926. Acesso em: 17 jun. 2022
COLARES, M. L. I. S.; CARDOZO, M. J. P. B; ARRUDA, E. P. Educação integral e formação docente: questões conceituais e legais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 3, p. 1529-1546, jun. 2021. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp.3.15296 Acesso em: 26 jun. 2022.
DOURADO, L.F. Educação de Qualidade. Revista Em Aberto. Brasília, v.33, n.109, p.181-189, set/dez.2020. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4524/3858 Acesso em: 28 jun. 2022.
GOMES, T. C.; COLARES, M. L. I. S. A política de educação integral em tempo integral: a perspectiva dos professores. Práxis Educacional, [S. l.], v. 15, n. 31, p. 313-332, 2019. DOI: 10.22481/praxis.v15i31.4675. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4675. Acesso em: 18 jun. 2022.
SAVIANI, D. Sistema Nacional de Educação articulado ao Plano Nacional de Educação. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, vol. 15, n. 44. Maio/Agosto de 2010. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-24782010000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em 02 set. 2022.
SOARES, L. de V.; COLARES, M. L. I. S.; LOMBARDI, J. C. Resist and advance in public education: contributions of historical-critical pedagogy. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 15, n. 34, p. 16, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos do GPOSSHE On-line
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.