Discutindo a literatura como ferramenta de produção do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9176

Palavras-chave:

Literatura, Conhecimento, Produção do Conhecimento

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a respeito da literatura como meio de produção de conhecimento, tendo em vista o aprofundamento de saberes atemporais, que torna o ser humano mais consciente e crítico. Dessa forma, essa pesquisa classifica-se em bibliográfica, qualitativa, pautando-se teoricamente nos estudos de Candido (1999; 2006; 2011), Laville e Dionne (1999), Marconi e Lakatos (2003), Compagnon (2009), Lopes (2010), Cadermatori (2012) e outros. A pesquisa divide-se em três partes principais, sendo que a primeira se conceituou conhecimento e seus tipos apresentados em Marconi e Lakatos (2003). Na segunda parte, apresentou-se reflexões acerca de literatura dentro do campo artístico e na construção do saber e por fim, na terceira parte, apresentou-se a literatura como ferramenta capaz de produzir conhecimento. Foi possível perceber que, por meio da literatura, é possível construir novos conhecimentos, o que torna o indivíduo um detentor do próprio saber.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliane Costa Silva, Universidade Estadual de Goiás, UEG

Graduada em Pedagogia – PUC/GO, especialista em Educação, Linguagens e Humanidades – IFB – Campus Riacho Fundo. Mestranda no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagens e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás – PPG-IELT/UEG.

Eliza Alves Landin, Universidade Estadual de Goiás, UEG

Graduada em Letras Português/Inglês pelo Centro Universitário Unievangélica. Aluna da Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Linguagem e Tecnologia – IELT – da Universidade Estadual de Goiás, Campus Nelson Rodrigues, Anápolis, Goiás.

Tarsio Paula dos Santos, Universidade Estadual de Goiás, UEG

Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGÉLICA. Mestrando no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagens e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás – PPG-IELT/UEG.

Referências

ALONSO, Leonardo. A LITERATURA NA FORMAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR. Revista Pedagogia Social, v. 6, n. 2, 2018. Disponível em: http://www.revistadepedagogiasocial.uff.br/index.php/revista/article/view/154. Acessado em: 11 jan. 2022.

CADERMATORI, Ligia. O professor e a literatura: para pequenos, médios e grandes. Belo Horizonte: Autênica, 2012.

CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

CANDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. São Paulo: USP, 1999.

CANDIDO, Antônio. Literatura e Sociedade. Rio de Janeiro: Ouro Sobre o Azul, 2006.

CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antônio. Vários escritos. 5ª. ed., Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011.

CHAMPGNOS, Antoine. Literatura para quê? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2014.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2016.

DERRIDA, Jacques. Essa estranha instituição chamada literatura: uma entrevista com Jacques Derrida. Tradução de Marileide Dias Esqueda. Revisão técnica e introdução de Evando Nascimento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura: uma introdução. Tradução de Waltensir Dutra. 6ª. ed., São Paulo: Martins Fontes, 2006.

EVÊNCIO, Katia Maria de Moura; TEIXEIRA, Shearley Lima; RODRIGUES, Kátissa Galgania Feitosa Coutinho; FEITOSA, Flaviana Araújo; FONTES, Wesley Jonh da Silva. Dos Tipos de Conhecimento às Pesquisas Qualitativas em Educação;Id online. Rev. Mult. Psic. v.13, n. 47, p. 440-452, outubro/2019. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2105. Acesso: 02 dez. de 2021.

FRANÇA, Vera Regina Veiga. Teoria (s) da comunicação: busca de identidade e de caminhos. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, n. 2, v. 23, 1994. Disponível em https://brapci.inf.br/index.php/res/v/76146 . Acesso:11 de jan. de 2022.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Método de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.a

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed . São Paulo: Atlas, 2008.b

HESSEN, Johnnes. Teoria do conhecimento. Martins Fontes. São Paulo. 2000.

HORÁCIO. Arte poética. In: ARISTÓTELES, HORÁCIO, LONGINO. A Poética Clássica. 12ª. ed. São Paulo: Cultrix, 2005, p. 53-68.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMQ 1999.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Ciência e conhecimento científico. In: Fundamentos da Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003, p. 75-82.

Downloads

Publicado

2022-10-17

Como Citar

SILVA, E. C. .; LANDIN, E. A. .; SANTOS, T. P. dos . Discutindo a literatura como ferramenta de produção do conhecimento. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 6, n. 2, 2022. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9176. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/9176. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos