Discutindo a literatura como ferramenta de produção do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9176Palavras-chave:
Literatura, Conhecimento, Produção do ConhecimentoResumo
Este artigo tem como objetivo discutir a respeito da literatura como meio de produção de conhecimento, tendo em vista o aprofundamento de saberes atemporais, que torna o ser humano mais consciente e crítico. Dessa forma, essa pesquisa classifica-se em bibliográfica, qualitativa, pautando-se teoricamente nos estudos de Candido (1999; 2006; 2011), Laville e Dionne (1999), Marconi e Lakatos (2003), Compagnon (2009), Lopes (2010), Cadermatori (2012) e outros. A pesquisa divide-se em três partes principais, sendo que a primeira se conceituou conhecimento e seus tipos apresentados em Marconi e Lakatos (2003). Na segunda parte, apresentou-se reflexões acerca de literatura dentro do campo artístico e na construção do saber e por fim, na terceira parte, apresentou-se a literatura como ferramenta capaz de produzir conhecimento. Foi possível perceber que, por meio da literatura, é possível construir novos conhecimentos, o que torna o indivíduo um detentor do próprio saber.
Métricas
Referências
ALONSO, Leonardo. A LITERATURA NA FORMAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR. Revista Pedagogia Social, v. 6, n. 2, 2018. Disponível em: http://www.revistadepedagogiasocial.uff.br/index.php/revista/article/view/154. Acessado em: 11 jan. 2022.
CADERMATORI, Ligia. O professor e a literatura: para pequenos, médios e grandes. Belo Horizonte: Autênica, 2012.
CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
CANDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. São Paulo: USP, 1999.
CANDIDO, Antônio. Literatura e Sociedade. Rio de Janeiro: Ouro Sobre o Azul, 2006.
CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antônio. Vários escritos. 5ª. ed., Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011.
CHAMPGNOS, Antoine. Literatura para quê? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2014.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2016.
DERRIDA, Jacques. Essa estranha instituição chamada literatura: uma entrevista com Jacques Derrida. Tradução de Marileide Dias Esqueda. Revisão técnica e introdução de Evando Nascimento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura: uma introdução. Tradução de Waltensir Dutra. 6ª. ed., São Paulo: Martins Fontes, 2006.
EVÊNCIO, Katia Maria de Moura; TEIXEIRA, Shearley Lima; RODRIGUES, Kátissa Galgania Feitosa Coutinho; FEITOSA, Flaviana Araújo; FONTES, Wesley Jonh da Silva. Dos Tipos de Conhecimento às Pesquisas Qualitativas em Educação;Id online. Rev. Mult. Psic. v.13, n. 47, p. 440-452, outubro/2019. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2105. Acesso: 02 dez. de 2021.
FRANÇA, Vera Regina Veiga. Teoria (s) da comunicação: busca de identidade e de caminhos. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, n. 2, v. 23, 1994. Disponível em https://brapci.inf.br/index.php/res/v/76146 . Acesso:11 de jan. de 2022.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Método de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.a
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed . São Paulo: Atlas, 2008.b
HESSEN, Johnnes. Teoria do conhecimento. Martins Fontes. São Paulo. 2000.
HORÁCIO. Arte poética. In: ARISTÓTELES, HORÁCIO, LONGINO. A Poética Clássica. 12ª. ed. São Paulo: Cultrix, 2005, p. 53-68.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMQ 1999.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Ciência e conhecimento científico. In: Fundamentos da Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003, p. 75-82.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos do GPOSSHE On-line
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.