O desenvolvimento da linguagem e do letramento por meio da literatura na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v6i1.7928

Palavras-chave:

Literatura, Linguagem, Letramento, Educação Infantil, Professor x Aluno

Resumo

A intenção desse trabalho é perceber como a bibliografia entende o trabalho da literatura no desenvolvimento da linguagem e do letramento. Para tal investida optamos pela metodologia da pesquisa bibliográfica exploratória que visa utilizar como recurso aquilo que já tem escrito sobre a temática. Consideramos que a literatura contribui de forma efetiva para o desenvolvimento da linguagem e do letramento, contudo existem inúmeras barreiras que podem influenciar diretamente no processo de aquisição da leitura e do letramento na educação infantil.

Biografia do Autor

Leonardo Felipe Gonçalves Duarte, Universidade Cidade de São Paulo, UNICID

Mestrando em Educação da Universidade Cidade de São Paulo, Bolsista CAPES. Pós graduado em Pedagogia: gestão docência- PUC-PR. Graduado em Pedagogia (2020) pela Universidade Santo Amaro-UNISA. Realiza pesquisas na área de Educação com ênfase em Gênero e a presença masculina na educação infantil. Sou membro do grupo de pesquisa Educação Inclusiva e Políticas Públicas na linha de pesquisa Educação, Direitos Humanos e Diversidade da UNISA e do grupo de estudos e pesquisas em aprendizagem, desenvolvimento e inclusão na educação básica GEPADIEB.

Rodrigo Gonçalves Duarte, Universidade Cidade de São Paulo, UNICID

Mestrando em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo-UNICID, bolsista CAPES. Pós-graduado em Direitos humanos e questão social pela PUC-PR, Pedagogia: gestão e docência também pela PUC-PR. Graduando em Ciências Sociais (Licenciatura) pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul- UFMS. Graduado em Pedagogia (2020) e Filosofia (2021) pela Universidade Santo Amaro-UNISA. Aluno pesquisador do projeto "Implementação de políticas educacionais e equidade em contextos de vulnerabilidade social". (FAPESP). Membro do Projeto Arte & Resistência da UFMS/Campus Naviraí. Pesquisa sobre vários temas: Culturas; Políticas públicas educacionais; ensino de Filosofia e Ciências Sociais. Integrante dos grupos de pesquisa: GEFen – Grupo de Estudos de Fenomenologia em Filosofia da USP e do grupo de pesquisa Implementação de Politicas Públicas Educacionais e Desigualdades-CNPq.

Karina Paula da Conceição, Universidade Cidade de São Paulo, UNICID

Mestranda em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID e bolsista Capes. Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE (2011-2015). Foi bolsista CAPES (edital 008/2012) no Programa de Licenciaturas Internacionais - PLI - Portugal (2012/2014) na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto - FADEUP. Durante seu período de intercâmbio, fez parte do grupo de estagiários do Sport Club do Porto atuando como técnica auxiliar de Ginástica Artística, parte da disciplina Metodologia do Treino Desportivo (2013/2014). Em seu regresso fez parte do grupo de Ginástica e Dança da Universidade Nove de Julho - GD9, atuando como pesquisadora, coreógrafa e performer (2014/2015). Atuou como voluntária nos Jogos Olímpicos RIO 2016 sendo assistente de FOP nas competições de Ginástica Artística. Desde 2018 desenvolve trabalhos pedagógicos utilizando a musicalidade e movimento como um processo motivacional de aprendizagem. Foi coautora do livro Educação Caminhos possíveis (2018), no qual recebeu Menção Honrosa pela Academia de Letras Arte e Cultura do Brasil - Regional São Paulo (ALAC-BR/SP) por força e mérito de sua expressão no cenário educacional nacional (2019), e Honra ao Mérito pela Academia de Letras Arte e Cultura do Brasil (ALAC-BR) pela sua contribuição em prol do Desenvolvimento Humano em Educação, Arte e Cultura (2019). No trabalho atual desenvolve atividades pedagógicas na Dança Infantil e Ginástica Artística na fase de inicialização, atuando como professora de rede privada. E finalizando a especialização em Psicologia do Esporte pela Associação Paulista de Psicologia do Esporte - Consultoria, Estudo e Pesquisa da Psicologia do Esporte - CEPPE. Membra do grupo de estudos e pesquisas em aprendizagem, desenvolvimento e inclusão na educação básica GEPADIEB.

Edina Amélia Alves, Universidade Cidade de São Paulo, UNICID

Mestranda em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo, Pós-graduada Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância e em Informática Instrumental Aplicada à Educação. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Associada Brasil (2015) e graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2008). Atualmente é docente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação. Membra do grupo de estudos e pesquisas em aprendizagem, desenvolvimento e inclusão na educação básica GEPADIEB.

Referências

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Língua Portuguesa. Brasília: MECSEF, 1998.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: Mec, 1998.

COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

DUARTE, Rodrigo Gonçalves.; DUARTE, Leonardo Felipe Gonçalves. The relationship between education and work in Simone Weil’s perspective: a proposal for teaching philosophy. Research, Society and Development, v. 11, n. 2, p. e28711225909, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i2.25909. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/25909. Acesso em: 14 fev. 2022.

DUARTE, Rodrigo Gonçalves.; DUARTE, Leonardo Felipe Gonçalves.; ALVES, Edina Amélia.; CONCEIÇÃO, Karina Paula. The Common National Curriculum Base and the Challenges Found in the Initial Training of Teachers. International Journal for Innovation Education and Research, Dhaka, v. 10 n. 2. 2022. 1-10.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. In. Col. Polêmicas do Nosso tempo, Editora Cortez, São Paulo, 1985.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa.4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOUVÊA, Maria Cristina Soares da. A criança e a linguagem: entre palavras e coisas. In: PAIVA, Aparecida et al. (Orgs.). Literatura: saberes em movimento. Belo Horizonte: Autêntica/CEALE/FAE/UFMG, 2007.

JESUS, Ana Beatriz Santos de. Percepção do professor sobre a importância da literatura na Educação Infantil. Monografia (graduação) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, 2020.

MACHADO, Maria Vera Versiani Cecília. Literatura e alfabetização: quando a criança organiza o caos. In: PAIVA, Aparecida; MARTINS, Aracy; PAULINO, Graça; CORRÊA, Hércules; VERSIANI, Zélia (Orgs.). Literatura: saberes em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MAIA, Joseane. Literatura na formação de leitores e professores. São Paulo: Paulinas, 2007.

MICARELLO, H.; BAPTISTA, M. C. Literatura na educação infantil: pesquisa e formação docente. Educar em revista, Curitiba, v. 34, n. 72, p. 169-186, nov./dez. 2018.

PAIVA, A.; RODRIGUES, P. C. A. letramento literário na sala de aula: desafios e possibilidades. In: MACIEL, F.I.P.; MARTINS, R.M.F.(Orgs). Alfabetização e Letramento na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

PAULINO, Graça. Formação de leitores: a questão dos cânones literários. Revista Portuguesa de Educação, Minho, v.17, n.1, 2004, p.47-62.

PINO, Angel. As marcas do humano: as origens da constituição cultural na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez. 2005.

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

SOUSA, A.; OLIVEIRA, G.; ALVES, L. A Pesquisa Bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, v.20, n.43, Monte Carmelo, p.64-83, 2021.

TFOUNI, L. V. Letramento e Alfabetização. 8. ed. São Paulo. Cortez, 2006.

ZILBERMAN, R. A Literatura infantil na escola. 6. ed. São Paulo: Global, 1987.

Downloads

Publicado

2022-03-09

Como Citar

DUARTE, L. F. G.; DUARTE, R. G.; CONCEIÇÃO, K. P. da; ALVES, E. A. O desenvolvimento da linguagem e do letramento por meio da literatura na educação infantil. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 6, n. 1, 2022. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v6i1.7928. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/7928. Acesso em: 16 maio. 2022.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo