BNCC: uma breve análise pautada na Pedagogia Histórico-Crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7474

Palavras-chave:

BNCC, Competências, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

O presente artigo traz uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pautada na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Em seus fundamentos, a PHC coaduna com o materialismo histórico-dialético e orienta-se na obra de Dermeval Saviani. Utilizou- se para a realização deste trabalho a metodologia de abordagem qualitativa mediante investigação documental e bibliográfica. A análise traz uma crítica à abordagem por competências, basilar na BNCC. A defesa desta abordagem possibilita uma forte influência dos interesses da classe capitalista nas políticas curriculares nacionais em detrimento dos anseios e necessidades da classe trabalhadora.

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Referências

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Publicado

2021-12-23

Como Citar

CRISTIAN FERREIRA CRUZ, M. BNCC: uma breve análise pautada na Pedagogia Histórico-Crítica. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7474. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/7474. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Educação do campo e Pedagogia histórico-crítica em contexto de crise e pandemia