A concepção de Trabalho em Lukács: breves reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7471

Palavras-chave:

Trabalho, Trabalho Humano, Antropologia Filosófica

Resumo

O trabalho é a transformação da natureza pelo homem, uma atividade essencialmente humana. O complexo do trabalho tem sido tema de estudos de vários pesquisadores, tendo também papel central nas obras do filósofo marxista húngaro György Lukács. Para ele, o trabalho é a categoria fundante do ser social. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é refletir sobre a categoria do trabalho conforme os estudos de Lukács. Com o intuito de alcançar o objetivo proposto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. Procuramos, dessa forma, tratar acerca da origem e da essência do trabalho, utilizando, em especial, a obra “Para uma ontologia do ser social”. Utilizamos, também, os escritos de Lessa (1992; 2015) e Marx (2011), pois a leitura desses materiais foi fundamental para a composição deste estudo. Compreendemos ser importante o estudo dessa categoria, pois o homem é um ser histórico, por isso a importância de conhecer o contexto histórico para entender o momento atual. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Iara Rute Morais de Oliveira da Silva, Prefeitura do Município de Maranguape

Especialista em Ensino na Educação Básica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).  Professora na Prefeitura Municipal de Maranguape.

Referências

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LESSA, Sergio. Lukács: trabalho, objetivação e alienação. Trans/Form/Ação, São Paulo, v. 15, p. 39-51, 1992. Disponível em: https://www.scielo.br/j/trans/a/L8s5Ct6fvZ8Bf4rw6RSzWSz/?lang=pt. Acessado em 04 de ago. de 2021.

LESSA, Sergio. Para compreender a ontologia de Lukács. Coletivo veredas, 2015.

LUKÁCS, Gyorgy. Para uma ontologia do ser social. Tradução de Nélio Schneider, Ivo Tonet e Ronaldo Vielmi Fortes. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl. Manuscritos econômicos e filosóficos. 2 ed. São Paulo: Editora Martin Claret, 2011.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

RUTE MORAIS DE OLIVEIRA DA SILVA, . I. A concepção de Trabalho em Lukács: breves reflexões. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7471. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/7471. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Educação do campo e Pedagogia histórico-crítica em contexto de crise e pandemia