O ensino de história em tempos de ensino remoto

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DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7467

Palavras-chave:

Ensino de História, Tecnologias Educacionais, Ensino Remoto Emergencial

Resumo

Este artigo pretende compreender as relações entre educação e tecnologia, assim como entender também as particularidades para tentar esboçar tendências mais gerais. Utilizamos os planejamentos de aula e as avaliações de três professores da cidade de Fortaleza (Ceará), do 9ª ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio durante maio a dezembro de 2020. O que percebemos, nessas relações entre educação e tecnologia, foi que “da noite para o dia” milhões de professores e estudantes tiveram que se adaptar rapidamente à nova realidade de aulas remotas e uso massivo de Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação (TDIC’s), ambientes virtuais de aprendizagem (AVA’s), etc. Muitas vezes tendo que dispor de seus próprios meios para utilizarem essas tecnologias. O que percebemos, também, foi que as mudanças na relação entre educação e tecnologia se deram principalmente nas formas e maneiras de ensinar mediada por tecnologias, em detrimento de modificações nos conteúdos ensinados.                       

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

DA SILVA NOBRE, T. O ensino de história em tempos de ensino remoto. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7467. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/7467. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Educação do campo e Pedagogia histórico-crítica em contexto de crise e pandemia