Narrativas de Professores Iniciantes Sobre Seus Processos de Inserção Profissional Docente

Autores

  • Flaviane Coutinho Neves Americano Rego Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Helena Amaral da Fontoura Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v4iUnico.6730

Resumo

Este artigo objetiva socializar achados de uma pesquisa de Mestrado em Educação realizada a partir da colaboração de três professores iniciantes ao narrarem suas experiências de inserção profissional. O conceito de experiência, com base nas contribuições de Josso, tem como cerne a transformação do sujeito mediante tomada de decisão a partir da reflexividade. Apostamos nas narrativas por constituírem uma relação afetiva com a formação, ao narrar suas histórias, os participantes deixaram emergir o que os constituiu professores, possibilitando repensar suas trajetórias de vida e de formação, refletir sobre práticas em um movimento de transformação. A tematização de Fontoura foi a estratégia utilizada para análise das narrativas. As principais contribuições do estudo foram refletir e compreender processos de formação de professores iniciantes, a construção da identidade profissional docente e a aparição do ser-sujeito de formação em seus diversos registros, psicossomáticos, sociológicos, emocionais, culturais e políticos.

Palavras-chave: Inserção profissional docente; Professor iniciante; Narrativas; Formação de Professores.

Biografia do Autor

Helena Amaral da Fontoura, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Titular. Faculdade de Formação de Professores UERJ. Pesquisadora 2 CNPq. Cientista do Nosso Estado FAPERJ. Procientista UERJ.

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Professores iniciantes: egressos de programas de iniciação à docência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230095. Epub 03-Dez-2018. ISSN 1413-2478. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230095. Acesso em 15 de set. de 2020.

COSTA, LL, FONTOURA HA. Residência pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente. Revista @ambienteeducação. Universidade Cidade de São Paulo. Vol. 9, n°2. Jul/dez, 2015. p. 161-177. Disponível em: http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/523/496. Acesso em: 01 mar. 2021.

FONTOURA, Helena Amaral. Meu nome é professor/a: sobre aprender a docência e identidades. R. Educ. Públ. Cuiabá, v. 28, n. 68, p. 297-310, maio/ago. 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8391. Acesso em 03 fev. 2021.

FONTOURA, Helena Amaral. Tematização como proposta de análise de dados na pesquisa qualitativa. In: FONTOURA, H. A. (Org.) Formação de professores e diversidades culturais: múltiplos olhares em pesquisa. Niterói: Intertexto, 2011, p. 61-82.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000. p.31-61.

JOSSO, Marie Christine Josso. Experiências de vida e formação. Tradução de José Cláudio, Júlia Ferreira; revisão científica Maria da Conceição Passeggi, Marie Christine Josso – 2.ed. re. e ampl. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010 (Coleção Pesquisa (auto)biográfica & Educação. Série Clássicos da Histórias de Vida).

JOSSO, Marie-Christine. O caminhar para si: uma perspectiva de formação de adultos e de professores. Entrevistador: Margaréte May Berkenbrock-Rosito. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 136-199, ago./dez. 2009. Disponível em: http://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/old/revista_educacao/pdf/volume_2_2/11_josso.pdf. Acesso em: 07 nov. 2020.

LEITE, Vania Finholdt Angelo; FONTOURA, Helena Amaral. Parceria entre universidade e escola básica: a experiência da Faculdade de Formação de Professores / UERJ. In Giseli Barreto da Cruz, Ana Teresa de C. C. de Oliveira, Maria das G. C. de A. Nascimento (organizadoras). Ensino de didática: entre ressignificações e possibilidades Curitiba: CRV, 2017. p. 103-120.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Rev. Roteiro, Joaçaba, v.41, n.1, p. 67-86, jan/abr. 2016. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9267. Acesso em 06 fev. 2021.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional / Maurice Tardif. 17. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

REGO, Flaviane Coutinho Neves Americano: processos da construção da profissão docente: narrativas de professores iniciantes. In: XX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2020, Rio de Janeiro. Anais do XX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Rio de Janeiro, 2020. p. 877-883. Disponível em http://www.xxendiperio2020.com.br/anais-virtual#anais Acesso em 08 de dez. 2020.

Downloads

Publicado

2021-09-02

Como Citar

COUTINHO NEVES AMERICANO REGO, F.; AMARAL DA FONTOURA, H. Narrativas de Professores Iniciantes Sobre Seus Processos de Inserção Profissional Docente. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 4, n. Unico, 2021. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v4iUnico.6730. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/6730. Acesso em: 6 dez. 2021.

Edição

Seção

Demanda Contínua