Patins, skate e parkour:

movimentos por justiça social

Autores

  • Manoela de Castro Marques Ribeiro Secretaria de Educação do Ceará https://orcid.org/0000-0003-2096-6745
  • Bruna Oliveira Alves Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza
  • Luiz Sanches Neto Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16761

Palavras-chave:

Aventura; Ensino médio; Justiça social.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar limites, dificuldades e possibilidades pedagógicas de incluir patins, skate e parkour no ensino médio, com foco na promoção da justiça social (Flor et al., 2024). Realizada em uma escola pública estadual de Fortaleza–CE, contou com nove estudantes de graduação e oito monitores da escola. A pesquisa adotou abordagem qualitativa e método descritivo, utilizando diário de campo, Técnica do Incidente Crítico (TIC) e grupo focal. Observou-se que a falta de equipamentos, escassez de materiais e tempo limitado constituíram obstáculos significativos às atividades. Ao mesmo tempo, os incidentes críticos favoreceram a percepção e o enfrentamento de injustiças sociais nas aulas. A pesquisa contribui para a educação física escolar ao propor práticas corporais que articulam reflexão crítica, formação cidadã e enfrentamento de desigualdades.

Biografia do Autor

Manoela de Castro Marques Ribeiro, Secretaria de Educação do Ceará

Professora de Educação Física da rede estadual de educação (SEDUC/CE); Mestra em Educação Física (UFC); Membra do grupo de Estudos GEPEFE/UECE e AIP/UFC. 

Bruna Oliveira Alves, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Professora de Educação Física da rede municipal de ensino de Fortaleza. Participante do Grupo de Estudos em Educação Física Escolar - GEPEFE.

Luiz Sanches Neto, Universidade Federal do Ceará

Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) no Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2025-12-08

Como Citar

RIBEIRO, M. de C. M.; ALVES, B. O.; SANCHES NETO, L. Patins, skate e parkour: : movimentos por justiça social. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–22, 2025. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16761. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/16761. Acesso em: 15 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos