O Perfil de Mulher Ideal:

análise do discurso das canções Marina e Dandara

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16757

Palavras-chave:

Mulher; Discurso; Canções.

Resumo

O presente trabalho analisa o discurso construído socialmente sobre o perfil de mulher ideal, considerando duas épocas distintas, por meio de canções. O objetivo geral da investigação fundamenta-se em compreender a formação ideológica e discursiva sobre o perfil de mulher ideal por meio de canções compostas em diferentes épocas. O arcabouço teórico principal utilizado para as discussões foi Foucault (1995,1998) e Orlandi (2005). Como caminho metodológico, esta pesquisa é qualitativa, construída com base no método da Análise do Discurso (AD) e tem como corpus as canções nacionais Marina (Dorival Caymmi) e Dandara (Ivan Lins e Francisco Bosco). Como resultado das discussões propostas, “Marina” ilustra um discurso disciplinador do comportamento feminino, já em “Dandara” propõe-se uma nova configuração discursiva e afirma a autonomia e liberdade da mulher.

Biografia do Autor

Alice Moraes de Souza, Universidade Regional do Cariri – URCA

Estudante do curso de Letras/Português (2024-2027) na Universidade Regional do Cariri - URCA; Bolsista Proae no Núcleo de Línguas (NUCLIN) – URCA. 

Geovana Batista Fernandes, Universidade Regional do Cariri – URCA

Graduanda em Letras Português pela Universidade Regional do Cariri - URCA; Bolsista do Prevest Crato. 

Francineide Custódio da Silva, Universidade Regional do Cariri – URCA

Graduanda em Letras Português pela Universidade Regional do Cariri – URCA. 

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. 1. Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

CAYMMI, Dorival. Marina, 1946. Disponível em: Marina - Dorival Caymmi - LETRAS.MUS.BR. Acesso em 17/02/2025.

FERNANDES, Cleudemar Alves. Análise do discurso: reflexões introdutórias. 3. ed. rev. e ampl. São Carlos: Claraluz, 2008.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. 13. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1998. 152 p.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

LINS, Ivan; BOSCO, Francisco. Dandara, 2004. Disponível em: Dandara - Ivan Lins - LETRAS.MUS.BR. Acesso em: 17/02/2025

MAGALHÃES, Bóris Ribeiro; SABATINA Thiago Teixeira. A saúde como estilo e o corpo como objeto de intervenção. In: SOUZA; Luiz Antônio Francisco; SABATINE, Thiago Teixeira; MAGALHÃES, Bóris Ribeiro (Org.). Michel Foucault: sexualidade, corpo e direito. São Paulo, Cultura Acadêmica, 2011.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios & procedimentos. 5. ed. Campinas: Pontes, 2005.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RAGO, Margareth. A aventura de contar-se: Foucault e a escrita de si de Ivone Gebara. In: SOUZA; Luiz Antônio Francisco; SABATINE, Thiago Teixeira; MAGALHÃES, Bóris Ribeiro (Org.). Michel Foucault: sexualidade, corpo e direito. São Paulo, Cultura Acadêmica, 2011, p. 1-18.

SCOTT, Joan Wallach. Gender and politics of history. Columbia University Press, N.Y.,1988. O livro é uma coletânea dos ensaios aqui referidos. Tradução de Mariza Corrêa, IFCH/Unicamp. Cadernos Pagu (3) 1994: pp. 11-27.

Downloads

Publicado

2025-12-08

Como Citar

SOUZA, A. M. de; FERNANDES, G. B.; SILVA, F. C. da. O Perfil de Mulher Ideal: : análise do discurso das canções Marina e Dandara. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–17, 2025. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16757. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/16757. Acesso em: 15 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos