Imagens negras no Espaço Escolar:

Construção da Identidade Étnico-Racial na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16752

Palavras-chave:

Representatividade; Educação; Identidade; Imagens; Racismo estrutural.

Resumo

Este artigo analisa criticamente o papel das imagens e das representações nos espaços escolares como instrumentos de reafirmação ou negação das identidades negras. Por meio de uma pesquisa bibliográfica fundamentada em autores que abordam a questão racial no campo educacional, discute-se como os ambientes escolares têm historicamente reproduzido a invisibilidade do povo negro e como isso impacta a constituição da subjetividade dos estudantes negros. A escola é compreendida aqui como um território simbólico em disputa, onde a ausência de referências positivas sobre a população negra contribui para a manutenção do racismo estrutural. Buscamos ainda dar uma devida atenção de destaque para algumas intervenções didáticas-pedagógicas que já atentam para de significação dos espaços escolares a partir da valorização da história, da cultura e da estética negra, mostrando percursos para ações educacionais preocupadas com as questões étnico raciais e com promoção de identidades afirmativas. Assim, reafirma-se a importância da representatividade negra como um direito à existência plena e ao reconhecimento social.

Biografia do Autor

Ivaldo da Silva Sousa, Universidade Federal do Piauí

Doutorando em Políticas Públicas, Mestre em Planejamento e Políticas Públicas, Pós-Graduado em Psicopedagogia, Pós-Graduado em Métodos do Ensino de Arte, Pós-Graduado em História e Literatura Afrodescendente, Graduado em Artes Plásticas, Autor  de vários livros .

Elaine Ferreira do Nascimento, Universidade Federal do Piauí

Mulher cis negra, gorda, sapatão. Carioca. Casada. Serviço Social (UFF), mestre e doutora em Ciências/Saúde Coletiva. Pós Doutora em Culturas Africanas da Diáspora e dos Povos Indígenas. Atua na área da saúde coletiva interseccional com comunidades quilombolas e indígenas. Discute Racismo Ambiental e Mudanças Climáticas. Investiga Agenciamento de mulheridades, raça, gênero/sexualidade em perspectiva interseccional

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Publicado

2025-12-08

Como Citar

SOUSA, I. da S.; NASCIMENTO, E. F. do. Imagens negras no Espaço Escolar: : Construção da Identidade Étnico-Racial na Educação Básica. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–16, 2025. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16752. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/16752. Acesso em: 15 dez. 2025.

Edição

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Artigos