Imagens negras no Espaço Escolar:
Construção da Identidade Étnico-Racial na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16752Palavras-chave:
Representatividade; Educação; Identidade; Imagens; Racismo estrutural.Resumo
Este artigo analisa criticamente o papel das imagens e das representações nos espaços escolares como instrumentos de reafirmação ou negação das identidades negras. Por meio de uma pesquisa bibliográfica fundamentada em autores que abordam a questão racial no campo educacional, discute-se como os ambientes escolares têm historicamente reproduzido a invisibilidade do povo negro e como isso impacta a constituição da subjetividade dos estudantes negros. A escola é compreendida aqui como um território simbólico em disputa, onde a ausência de referências positivas sobre a população negra contribui para a manutenção do racismo estrutural. Buscamos ainda dar uma devida atenção de destaque para algumas intervenções didáticas-pedagógicas que já atentam para de significação dos espaços escolares a partir da valorização da história, da cultura e da estética negra, mostrando percursos para ações educacionais preocupadas com as questões étnico raciais e com promoção de identidades afirmativas. Assim, reafirma-se a importância da representatividade negra como um direito à existência plena e ao reconhecimento social.
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