O protagonismo do Conselho Superior de Instrução nas Conferências Pedagógicas da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14426Palavras-chave:
Instructional Councils; Bahia; História da Educação.Resumo
O objetivo deste texto é analisar o papel desempenhado pelo Conselho Superior de Instrução na coordenação das Conferências Pedagógicas, realizadas entre 1875 e 1879, e como essa atuação impactou a instrução pública na Bahia, com ênfase no professorado da época. Trata-se de uma investigação no campo da História da Educação na Bahia, com ênfase na pesquisa documental. O procedimento metodológico se respalda na análise de documentos como os Regulamentos de 1873 e 1875 e os Relatórios dos Trabalhos do Conselho Interino da Bahia dos presidentes provinciais. Percebe-se que a atuação do Conselho se destaca na instrução pública, especialmente em relação ao professorado da época, estabelecendo-se como um fórum de discussão focado em temas relacionados ao ensino primário. O Conselho promoveu debates entre práticas tradicionais e inovadoras, além de estabelecer-se como um espaço de articulação e de apresentação de teses produzidas pelos professores de primeiras letras.
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