O protagonismo do Conselho Superior de Instrução nas Conferências Pedagógicas da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14426

Palavras-chave:

Instructional Councils; Bahia; História da Educação.

Resumo

O objetivo deste texto é analisar o papel desempenhado pelo Conselho Superior de Instrução na coordenação das Conferências Pedagógicas, realizadas entre 1875 e 1879, e como essa atuação impactou a instrução pública na Bahia, com ênfase no professorado da época. Trata-se de uma investigação no campo da História da Educação na Bahia, com ênfase na pesquisa documental. O procedimento metodológico se respalda na análise de documentos como os Regulamentos de 1873 e 1875 e os Relatórios dos Trabalhos do Conselho Interino da Bahia dos presidentes provinciais. Percebe-se que a atuação do Conselho se destaca na instrução pública, especialmente em relação ao professorado da época, estabelecendo-se como um fórum de discussão focado em temas relacionados ao ensino primário. O Conselho promoveu debates entre práticas tradicionais e inovadoras, além de estabelecer-se como um espaço de articulação e de apresentação de teses produzidas pelos professores de primeiras letras.

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Biografia do Autor

Micaela Souza dos Santos Fernandes , Universidade Estadual de Santa Cruz

Licenciada em Pedagogia e Bacharel em Direito (UESC). Discente do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado Profissional em Educação (PPGE/UESC). Bolsista FAPESB. Integrante do Grupo de Pesquisa em Política e História da Educação (GRUPPHED/UESC).

Cíntia Borges de Almeida , Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação (ProPEd/UERJ). Docente permanente e coordenadora do Programa de Pós- graduação Mestrado e Doutorado Profissional em Educação (PPGE/UESC). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Política e História da Educação (GRUPPHED/UESC).

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Publicado

2025-03-24

Como Citar

SOUZA DOS SANTOS FERNANDES , M.; BORGES DE ALMEIDA , C. O protagonismo do Conselho Superior de Instrução nas Conferências Pedagógicas da Bahia. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 8, n. 2, 2025. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14426. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/14426. Acesso em: 13 jul. 2025.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo