Cultura Escolar e sua influência:

formação de sujeitos

Autores

  • Ana Paula Tavares Piran niversidade Federal da Grande Dourados https://orcid.org/0009-0005-3095-6438
  • Rosângela Farias da Silva Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14425

Palavras-chave:

School Culture; Subject Formation; Power Relations.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi discutir sobre a influência da cultura escolar das instituições de ensino na formação dos sujeitos, compreendendo-a como um campo histórico. O texto discute a complexidade da cultura escolar, enfatizando que não existe uma única cultura escolar, mas múltiplas, influenciadas por fatores sociais, familiares, culturais e históricos. As pesquisas sobre a história da educação revelam essa diversidade e mostram como a escola evoluiu para um espaço que forma sujeitos, refletindo mudanças sociais e culturais. Gatti (2012) destaca a diversidade disciplinar no campo da educação, questionando o estatuto da educação como ciência. Chartier (2002) aborda a noção de representações sociais e como elas moldam as percepções e hierarquias sociais, destacando o papel da escola na construção dessas representações. Foucault (1982) analisa como o poder é exercido nas instituições escolares, moldando comportamentos e reforçando normas, evidenciando a relação entre o espaço físico e a cultura escolar.

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Biografia do Autor

Ana Paula Tavares Piran , niversidade Federal da Grande Dourados

Cursando História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), finalizando o curso de Tecnólogo em Secretariado pela FAVENI (EAD).

Rosângela Farias da Silva , Universidade Federal da Grande Dourados

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação – UFGD/Faed. Mestra em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (2019). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário. Bolsista CNPq.

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Publicado

2025-03-24

Como Citar

TAVARES PIRAN , A. P.; FARIAS DA SILVA , R. Cultura Escolar e sua influência: : formação de sujeitos . Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 8, n. 2, 2025. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14425. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/14425. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo