Cultura Escolar e sua influência:
formação de sujeitos
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14425Palavras-chave:
School Culture; Subject Formation; Power Relations.Resumo
O objetivo deste trabalho foi discutir sobre a influência da cultura escolar das instituições de ensino na formação dos sujeitos, compreendendo-a como um campo histórico. O texto discute a complexidade da cultura escolar, enfatizando que não existe uma única cultura escolar, mas múltiplas, influenciadas por fatores sociais, familiares, culturais e históricos. As pesquisas sobre a história da educação revelam essa diversidade e mostram como a escola evoluiu para um espaço que forma sujeitos, refletindo mudanças sociais e culturais. Gatti (2012) destaca a diversidade disciplinar no campo da educação, questionando o estatuto da educação como ciência. Chartier (2002) aborda a noção de representações sociais e como elas moldam as percepções e hierarquias sociais, destacando o papel da escola na construção dessas representações. Foucault (1982) analisa como o poder é exercido nas instituições escolares, moldando comportamentos e reforçando normas, evidenciando a relação entre o espaço físico e a cultura escolar.
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