Educação de Mulheres:
Contexto Histórico-Educacional de Instituição Confessional em Santarém-Pa
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14424Palavras-chave:
Women's Education; Church; Teaching.Resumo
O artigo apresenta uma análise do contexto histórico do acesso das mulheres à educação no município de Santarém – PA. Trata do papel atribuído à mulher na sociedade e a influência da igreja no modelo de ensino ofertado na instituição. A metodologia é bibliográfica, fundamentada em análises sobre o ensino feminino no âmbito nacional e regional, bem como métodos documentais, como o livro de registros de órfãs, imagens e fotografias, que retratam os aspectos sociais e educacionais da instituição pesquisada. Os dados apontam que a igreja teve uma grande influência no modelo de ensino que as meninas recebiam e que a criação do colégio religioso na cidade de Santarém – PA contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento educacional da região do Baixo Amazonas, ao formar mulheres e criar oportunidades de ensino, o que impactaria não apenas o ambiente de ensino de muitas mulheres, mas também sua vida cultural, social e trabalhista.
Métricas
Referências
APPLE, Michael W. Ensino e trabalho feminino: uma análise comparativa da história e ideologia. Cad. Pesquisa, p. 14-23, 1988. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0100- 15741988000100002&script=sci_abstract&tlng=en. Acesso em: 02 jun. 2023.
BACK, Cleiciane et al. O papel das mulheres na sociedade: diferentes formas de submissão.
Revista Eventos Pedagógicos, v. 3, n. 2, p. 328-336, 2012. Disponível em:
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9225. Acesso em: 20 jun. 2023.
BARROS, M. M. A. C. de. O Farol que guia: a educação de mulheres no Colégio São José / Óbidos - PA (1950 a 1962). Belém: Universidade do Estado do Pará, 2010.
BIASOLI-ALVES, Zélia Maria Mendes. Continuidades e rupturas no papel da mulher brasileira no século XX. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 16, p. 233-239, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/kj9szysyT59MGzyQc3d7xnf/?lang=pt. Acesso em: 10 jul. 2023.
BRASIL. Decreto nº 981, de 8 de novembro de 1890. (1890). Aprova o Regulamento da Instrucção Primaria e Secundaria do Districto Federal (Coleção de Leis do Brasil - 1890, p. 3474, Vol. Fasc. XI [Publicação Original]). Distrito Federal, RJ. Disponível em:https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-981-8-novembro-1890- 515376-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 24 set. 2023.
COUTO, Raimundo Jorge da Cruz; COLARES, Anselmo Alencar. O panorama das escolas confessionais no Baixo Amazonas no início do século XX. Revista Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, ano 26, n. 47. jan./abr, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1025. Acesso em: out./nov. 2023.
COUTO, Raimundo Jorge da Cruz. Os Franciscanos alemães no Baixo Amazonas (1907 - 1962): o protagonismo político educacional de Dom Amando Bahlmann, 2019. 145 fl.
Dissertação de Mestrado. 2019.
FERREIRA, Paula de Souza; XIMENES-ROCHA, Solange Helena; SOUZA, Maria de Fátima Matos de. Aspectos históricos da formação de professores primários em Santarém no século XX: o legado das escolas Álvaro Adolfo da Silveira, Santa Clara e São José. Revista HISTEDBR
On-line, v. 15, n. 62, p. 167-184, 2015. Disponível em:https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640500. Acesso em: 27 nov. 2023.
FREITAS, Maria Vanderlânia Sousa de. A Reforma Benjamin Constant e a Educação Básica no início do século XX. Campina Grande: Universidade Estadual da Paraíba, 2015.
LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula. História das mulheres no Brasil, v. 2, p. 443-481, 1997. Disponível em: https://www.academia.edu/download/38930881/MulheresnaSaladeAula.pdf. Acesso em: 12 set. 2023
MANOEL, Ivan Aparecido. Igreja e educação feminina, 1859-1919: uma face do conservadorismo. Unesp, 1996.
MARCÍLIO, Maria Luiza. História da escola em São Paulo e no Brasil. São Paulo, 2005.
MAUAD, Ana Maria. Através da imagem: fotografia e história interfaces. Tempo, Rio de Janeiros, v. 1, n. 2, p. 73-98, 1996.
MAUAD, Ana Maria. Na mira do olhar: um exercício de análise da fotografia nas revistas ilustradas cariocas, na primeira metade do século XX. Anais do museu paulista: história e cultura material, v. 13, p. 133-174, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/anaismp/a/fGFrcB87WgdfKt8QDkrBvvh/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 out. 2023.
RIBEIRO, Arilda Ines Miranda. Mulheres Educadas na Colônia, 2016. p. 79-87. LOPES, Eliane Marta Santos Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VEIGA, Cynthia Greive. 500 anos de educação no Brasil. (No Title), 2000.
ROGERS, Rebecca. Congregações femininas e difusão de um modelo escolar: uma história transnacional. Pro-Posições, v. 25, p. 55-74, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/YrfNKfpJ96cghcWKt86yqfJ/?lang=pt. Acesso em: 28 de ago. 2023.
SCHAFFRATH, Marlete dos Anjos Silva. Profissionalização do magistério feminino: uma história de emancipação e preconceitos. 23ª Reunião Anual da Anped, 2000. Disponível em: https://anped.org.br/sites/default/files/gt_02_19.pdf. Acesso em: 11 out. 2023.
SEVERINO, J. Antônio. Metodologia do trabalho científico. 24º Ed. São Paulo: Editora Cortez, 2017.
TAPAJÓS-SOUSA, Eli Conceição de Vasconcelos; COLARES, Anselmo Alencar. Formação educativa confessional: do orfanato ao magistério. In: MAFRA, José Ricardo. Pesquisa em Educação na e da Amazônia. Teresina: Alumia Editorial, 2023, p. 133-153. Disponível em:
https://www.ufopa.edu.br/media/file/site/iced/documentos/2023/2484b457ccbdc42f2e1457a 008822143.pdf. Acesso em: set./nov. 2023.
TAPAJÓS-SOUSA, Eli Conceição de Vasconcelos; COLARES, Anselmo Alencar. Instituição confessional e formação educacional de mulheres na Amazônia (Oeste do Pará) nos séculos XIX e XX. Colóquio do Museu Pedagógico-ISSN 2175-5493, v. 14, n. 1, p. 1604-1609, 2022.
Disponível em: https://scholar.google.com/citations?view_op=view_citation&hl=pt- R&user=eiBIIMMAAAAJ&citation_for_view=eiBIIMMAAAAJ:2osOgNQ5qMEC. Acesso em: set./nov. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos do GPOSSHE On-line

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.