Professor Coordenador de Área:

possibilidades e desafios em uma escola do Ceará

Autores

  • Daniel Martins Braga Secretaria da Educação do Estado do Ceará https://orcid.org/0000-0003-4769-9595
  • Elcimar Simão Martins Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira https://orcid.org/0000-0002-5858-5705
  • Géssica Eryonnara Lima Muniz Secretaria da Educação do Estado do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14421

Palavras-chave:

Area Coordinating Teacher; Possibilities; Challenges; School.

Resumo

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará – Seduc-CE, seguindo a legislação educacional vigente, garante aos docentes 1/3 (um terço) da sua carga horária de trabalho destinada a atividades extraclasse para planejamento, participação em formação continuada em serviço e preparação de materiais didático-pedagógicos. Esse tempo extraclasse é acompanhado pelo Professor Coordenador de Área – PCA sob orientação da Coordenação Escolar. O objetivo deste estudo foi compreender as possibilidades e desafios da função do PCA em uma escola da rede pública estadual de educação básica do Ceará. Caracterizando-se como um estudo de caso com uma abordagem qualitativa dos dados, aplicou-se um questionário junto a quatro professoras que atuavam como PCA, durante o ano letivo de 2023. Os achados evidenciaram que a função de PCA se faz essencial na e para a escola, entretanto existem diversos fatores que potencializam e fragilizam a atuação desse agente escolar.

Métricas

Visualizações em PDF
15
Mar 25 '25Mar 28 '25Mar 31 '25Apr 01 '25Apr 04 '25Apr 07 '25Apr 10 '25Apr 13 '25Apr 16 '25Apr 19 '25Apr 22 '256.0
|

Biografia do Autor

Daniel Martins Braga , Secretaria da Educação do Estado do Ceará

Licenciado em Educação Física e Especialista em Educação Física Escolar pelo IFCE, campus Canindé. Mestre em Ensino e Formação Docente pela Unilab. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Diversidade e Docência – EDDocência

Elcimar Simão Martins , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutor e Mestre em Educação. Especialista em Gestão Escolar e em Ensino de Literatura. Licenciado em Letras e em Pedagogia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Diversidade e Docência – EDDocência.

Géssica Eryonnara Lima Muniz , Secretaria da Educação do Estado do Ceará

Licenciada em Língua Portuguesa pela UVA. Especialista em Ensino da Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Excelência e Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Educacional pela Faculdade Kurius. Mestranda em Estudos da Linguagem pela Unilab.

Referências

ANADÓN, Marta. A pesquisa dita “qualitativa”: sua cultura e seus questionamentos. Senhor do Bomfim, BA: UNEB/UQAC, 2005.

ANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, 2013. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7441/4804. Acesso em: 14 ago. 2024.

AZEVEDO, J. B. de; NOGUEIRA, L. A.; RODRIGUES, T. C. O coordenador pedagógico: suas reais funções no contexto escolar. Perspectiva Online: humanas & sociais aplicadas, Campo dos Goytacazes, v.4, n.2, p.21-30, 2012.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2011. 279p.

BRAGA, Daniel Martins. A atuação da coordenação escolar no processo de indução profissional de docentes iniciantes na rede pública estadual de ensino do Ceará. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2024.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 ago. 2024.

BRASIL. Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm. Acesso em: 15 ago. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 98, p. 44-46, 24 maio 2016b. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso: 27 jul. 2024.

CASTRO, Guilherme de Lima. As contribuições do Professor Coordenador de Área de Ciências da Natureza no desenvolvimento da recuperação paralela. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11163. Acesso em: 14 ago. 2024.

CEARÁ. Secretaria da Educação. Orientações para o suporte pedagógico. Fortaleza: SEDUC, 2013. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2012/12/cartilha_atualizada_07_01_2013.pdf. Acesso em: 14 ago. 2024.

CEARÁ. Lei nº 15.575, de 07 de abril de 2014. Altera dispositivo da Lei nº 12.066, de 13 de janeiro de 1993. Disponível em: http://imagens.seplag.ce.gov.br/PDF/20140407/do20140407p01.pdf#page=8. Acesso em: 15 ago. 2024.

CEARÁ. Portaria nº 1.039/2022 – GAB, de 23 de dezembro de 2022. Estabelece as normas para a lotação de professoras/es nos estabelecimentos de ensino da rede pública estadual para o ano letivo de 2023 e dá outras providências. Disponível em: http://imagens.seplag.ce.gov.br/PDF/20221227/do20221227p13.pdf. Acesso em: 27 jul. 2024.

CHAVES, Lyjane Queiroz Lucena. Um breve comparativo entre as LDBs. Revista Educação Pública, v. 21, n. 29, 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/29/um-breve-comparativo-entre-as-ldbs. Acesso em: 21 ago. 2024.

FRANÇA, Francisca Giovanna Lucena de Pontes. A atuação do professor coordenador de ensino na rede estadual do Ceará: limites e desafios. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5608. Acesso em: 14 ago. 2024.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 216p.

HUBERMAN, Michael. O Ciclo de Vida Profissional dos Professores. In: NÓVOA, António. (Org.). Vida de Professores. Porto: Porto Editora, 2000, p. 31-62.

SETIC-UFSC. Legislação. Disponível em: https://legislacao.ufsc.br/conceitos/. Acesso em: 28 ago. 2024.

SILVA, Edilene Teles da. Cenário de desenvolvimento profissional de professores: a escola como locus de formação contínua?. 2018. Dissertação (Mestrado Acadêmico) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018. Disponível em: http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=83022. Acesso em: 26 de ago. 2024.

SOUSA, Rosemary Carvalho de; FEITOSA, Raphael Alves. Formação continuada em serviço: a contribuição do professor coordenador de área – PCA, na escola de ensino médio do município de Fortaleza. In: VI Congresso Internacional das Licenciaturas, 2019, Recife. Anais VI Cointer PDVL 2019, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/339231345_FORMACAO_CONTINUADA_EM_SERVICO_A_CONTRIBUICAO_DO_PROFESSOR_COORDENADOR_DE_AREA_-_PCA_NA_ESCOLA_DE_ENSINO_MEDIO_DO_MUNICIPIO_DE_FORTALEZA. Acesso em: 17 ago. 2024.

Downloads

Publicado

2025-03-24

Como Citar

MARTINS BRAGA , D.; SIMÃO MARTINS , E.; LIMA MUNIZ , G. E. Professor Coordenador de Área: : possibilidades e desafios em uma escola do Ceará. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 8, n. 2, 2025. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14421. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/14421. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo