Professor Coordenador de Área:
possibilidades e desafios em uma escola do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14421Palavras-chave:
Area Coordinating Teacher; Possibilities; Challenges; School.Resumo
A Secretaria da Educação do Estado do Ceará – Seduc-CE, seguindo a legislação educacional vigente, garante aos docentes 1/3 (um terço) da sua carga horária de trabalho destinada a atividades extraclasse para planejamento, participação em formação continuada em serviço e preparação de materiais didático-pedagógicos. Esse tempo extraclasse é acompanhado pelo Professor Coordenador de Área – PCA sob orientação da Coordenação Escolar. O objetivo deste estudo foi compreender as possibilidades e desafios da função do PCA em uma escola da rede pública estadual de educação básica do Ceará. Caracterizando-se como um estudo de caso com uma abordagem qualitativa dos dados, aplicou-se um questionário junto a quatro professoras que atuavam como PCA, durante o ano letivo de 2023. Os achados evidenciaram que a função de PCA se faz essencial na e para a escola, entretanto existem diversos fatores que potencializam e fragilizam a atuação desse agente escolar.
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