Perspectivas de Ciência no Programa Sakura Science

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14419

Palavras-chave:

Educação Científica; Sakura Science; Ensino Médio; Japão.

Resumo

Este estudo é parte da pesquisa de doutorado em Ensino em Biociências e Saúde e considera as possíveis influências culturais e históricas na formação científica de jovens, a partir do programa Sakura Science, organizado pela Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia para estudantes estrangeiros do Ensino Médio. Considera-se a edição de 2024, que abordou a sustentabilidade de cidades históricas e sua resiliência a desastres naturais, com a participação de duas alunas e dois supervisores peruanos. Investiga-se se e como os aspectos culturais e históricos fundamentam ou não os sentidos de Ciência praticadas no programa. Foi utilizada a metodologia observacional e os resultados foram analisados através de referências da Educação Científica, Sociologia e História da Ciência.  Identifica-se a relevância de aspectos culturais e históricos que atribuem sentidos às práticas científicas.

Métricas

Visualizações em PDF
27
Mar 25 '25Mar 28 '25Mar 31 '25Apr 01 '25Apr 04 '25Apr 07 '25Apr 10 '25Apr 13 '25Apr 16 '25Apr 19 '25Apr 22 '256.0
|

Biografia do Autor

Bruna Navarone Santos , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Ciências e Doutoranda pelo programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (PPG-EBS/IOC/Fiocruz). É membro do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB). 

Referências

BOURDIEU, P. Usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Unesp, 2004.

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Beneficiários de Bolsa de Doutorado Sanduíche. Fiocruz, 2023a. Disponível em: https://print.campusvirtual.fiocruz.br/sites/default/files/inline-files/Benefici%C3%A1rios%20Projeto%20Gustavo%20jun23.pdf. Acesso em: 11 de Fevereiro de 2024.

FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Editora Paz e Terra, 1986.

GOHN, M. G. Educação não formal, aprendizagens e saberes em processos participativos. Investigar em Educação, v. 2, n. 1, p. 35-50, 2014.

GOHN, M. G. Educação não formal nas instituições sociais. Revista Pedagógica, v. 18, n. 39, p. 59-75, 2016.

HASEGAWA, H. Science Education at the Stage of Compulsory Education in Japan. National Institute for Educational Policy Research, 2021. Disponível em: https://www.nier.go.jp/English/educationjapan/pdf/20210623-02.pdf . Acesso em: 20 de fevereiro de 2024.

JAPAN NATIONAL RESEARCH INSTITUTE FOR EARTH SCIENCE AND DISASTER RESILIENCE. Realizing resilient society to natural disasters, [s.d.]. Disponível em: https://www.bosai.go.jp/e/about/resilience.html. Acesso em: 20 ago. 2024.

JAPAN. Basic Act for National Resilience Contributing to Preventing and Mitigating Disasters for Developing Resilience in the Lives of the Citizenry. Act No. 95 de 11 de Dezembro de 2013. Disponível em: https://www.japaneselawtranslation.go.jp/en/laws/view/2354/en. Acesso em: 19 Aug. 2024.

KYOTO CENTER FOR COMMUNITY COLLABORATION. Principles of Kyoto Center for Community Collaboration (KCCC), [s.d.]. Disponível em: https://kyoto-machisen.jp/en/about/detail/principles.html. Acesso em: 20 ago. 2024.

KOSHIMURA, S.; SHUTO, N. Response to the 2011 great East Japan earthquake and tsunami disaster. Philosophical Transactions of the Royal Society A: Mathematical, Physical and Engineering Sciences, v.373, n.2053, p.1-15, 2015.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo: EPU, 2018.

JAPAN-ASIA YOUTH EXCHANGE PROGRAM IN SCIENCE PROMOTION OFFICE. SAKURA Science High School Program Activity Report 2015. Japão: Japan Science and Technology Agency (JTS), 2016. Disponível em: https://ssp.jst.go.jp/EN/report/2015_special.pdf. Acesso em: 03 abr. 2021.

JAPAN-ASIA YOUTH EXCHANGE PROGRAM IN SCIENCE PROMOTION OFFICE. SAKURA Science High School Program Activity Report 2016. Japão: Japan Science and Technology Agency (JTS), 2017. Disponível em: https://ssp.jst.go.jp/EN/report/2016_special.pdf . Acesso em: 05 abr. 2021.

JAPAN-ASIA YOUTH EXCHANGE PROGRAM IN SCIENCE PROMOTION OFFICE. SAKURA Science High School Program Activity Report 2017. Japão: Japan Science and Technology Agency (JTS), 2018. Disponível em: https://ssp.jst.go.jp/EN/report/2017_special.pdf . Acesso em: 05 abr. 2021.

JAPAN-ASIA YOUTH EXCHANGE PROGRAM IN SCIENCE PROMOTION OFFICE. SAKURA Science High School Program Activity Report 2018. Japão: Japan Science and Technology Agency (JTS), 2019. Disponível em: https://ssp.jst.go.jp/EN/report/2018_special.pdf . Acesso em: 10 abr. 2021.

JAPAN-ASIA YOUTH EXCHANGE PROGRAM IN SCIENCE PROMOTION OFFICE. SAKURA Science High School Program Activity Report 2019. Japão: Japan Science and Technology Agency (JTS), 2020. Disponível em: https://ssp.jst.go.jp/EN/report2019/2019_special.pdf . Acesso em: 11 abr. 2021.

JAPAN-ASIA YOUTH EXCHANGE PROGRAM IN SCIENCE PROMOTION OFFICE. SAKURA Science High School Program Activity Report 2022. Japão: Japan Science and Technology Agency (JTS), 2023. Disponível em: https://ssp.jst.go.jp/EN/report2019/2019_special.pdf . Acesso em: 11 abr. 2024.

JAPAN SCIENCE AND TECHNOLOGY AGENCY (JST). SAKURA SCIENCE High School Program, 2023. Disponível em: https://ssp.jst.go.jp/en/jst/highschool/. Acesso em: 10 Mar. 2024.

MATSUMOTO, M. The ‘Japan problem’in science and technology and basic research as a culture. AI & SOCIETY, v. 13, p. 4-21, 1999.

MEIS, L. Ciência e educação: o conflito humano-tecnológico. Rio de Janeiro: Editora SENAC, 2008.

MINISTRY OF EDUCATION, CULTURE, SPORTS, SCIENCE AND TECHNOLOGY. Research with/in Japan. MEXT, [s.d.]. Disponível em: https://www.mext.go.jp/en/policy/science_technology/policy/title01/detail01/1304788.htm . Acesso em: 18 de Mar. 2024.

Ministry of Education, Culture, Sports, Science and Technology. Basic Plan for the promotion of Education. Chapter 1: Current Status of Education in Japan and the Challenges We Face. MEXT, 2008. Disponível em: https://www.mext.go.jp/en/policy/education/lawandplan/title01/detail01/sdetail01/1373814.htm . Acesso em: 18 Mar. 2024.

MATTEDI, M. A.; SPIESS, M. R. Modalidades de regulação da atividade científica: uma comparação entre as interpretações normativa, cognitiva e transacional dos processos de integração da comunidade científica. Educação e Sociedade, v.31, n.110, p.73-92. 2010.

PEREIRA, A.; KOBAYASHI, E. Internationalization and English Language in a public institution. Independent Journal of Management & Production, v. 12, n. 9, p. 794-811, 2021.

SASAKI, C. Introdução à teoria da ciência. São Paulo: EdUSP, 2010.

SCHEID, N. M. J. História da ciência na educação científica e tecnológica: contribuições e desafios. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 2, 2018.

WATANABE, M. The conception of nature in Japanese culture. Science, v.183, n. 4122, p. 279-282, 1974.

Downloads

Publicado

2025-03-24

Como Citar

NAVARONE SANTOS , B. Perspectivas de Ciência no Programa Sakura Science. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 8, n. 2, 2025. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14419. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/14419. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo