Particulares, desafios e aproximações entre os estudantes com DI na EJA
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14418Palavras-chave:
Inclusive Education; Intellectual Disability; Youth and Adult Education; Teaching Practices; Pedagogical Accessibility.Resumo
Este trabalho é um recorte da dissertação Práticas docentes e os alunos com Deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos e tem como objetivo analisar os relatos de estudantes com Deficiência Intelectual (DI) sobre suas experiências, desafios e aproximações na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa foi realizada em uma escola localizada no bairro de Lagoa Nova, na Zona Sul de Natal, capital do Rio Grande do Norte. A instituição funciona nos períodos vespertino e noturno, oferecendo Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano) e EJA (1º e 2º Segmentos). O estudo revelou aspectos significativos sobre as experiências de estudantes com DI na EJA. Em particular, a análise dos relatos indicou a necessidade de considerar as particularidades individuais dos alunos e planejar práticas pedagógicas acessíveis. O estudo conclui que a análise dos evidencia a persistência e o desejo de aprendizado, sublinhando a necessidade de práticas pedagógicas que considerem as particularidades e desafios dos alunos com Deficiência Intelectual na EJA.
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