Particulares, desafios e aproximações entre os estudantes com DI na EJA

Autores

  • Isabelle Emily Ferreira de Souza Tavares Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0003-2917-2714
  • Géssica Fabiely Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Katarina Teixeira de Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14418

Palavras-chave:

Inclusive Education; Intellectual Disability; Youth and Adult Education; Teaching Practices; Pedagogical Accessibility.

Resumo

Este trabalho é um recorte da dissertação Práticas docentes e os alunos com Deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos e tem como objetivo analisar os relatos de estudantes com Deficiência Intelectual (DI) sobre suas experiências, desafios e aproximações na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa foi realizada em uma escola localizada no bairro de Lagoa Nova, na Zona Sul de Natal, capital do Rio Grande do Norte. A instituição funciona nos períodos vespertino e noturno, oferecendo Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano) e EJA (1º e 2º Segmentos). O estudo revelou aspectos significativos sobre as experiências de estudantes com DI na EJA. Em particular, a análise dos relatos indicou a necessidade de considerar as particularidades individuais dos alunos e planejar práticas pedagógicas acessíveis. O estudo conclui que a análise dos evidencia a persistência e o desejo de aprendizado, sublinhando a necessidade de práticas pedagógicas que considerem as particularidades e desafios dos alunos com Deficiência Intelectual na EJA.

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Biografia do Autor

Isabelle Emily Ferreira de Souza Tavares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestra em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Graduada em Licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Géssica Fabiely Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Educação pela UFRN. Docente do Centro  de  Educação, do  Programa  de  Pós-Graduação  em  Educação  (PPGEd)  e  do Programa  de  Pós-Graduação  em  Educação  Especial  da Universidade  Federal  do  Rio  Grande  do Norte (UFRN).

Katarina Teixeira de Almeida , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Estudante do Curso de Ciências Biológicas da UFRN. Bolsista de Iniciação Científica.

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Publicado

2025-03-24

Como Citar

FERREIRA DE SOUZA TAVARES, I. E.; FONSECA, G. F.; TEIXEIRA DE ALMEIDA , K. Particulares, desafios e aproximações entre os estudantes com DI na EJA. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 8, n. 2, 2025. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14418. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/14418. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo