Livros infantis para inclusão do ensino da matemática no primeiro ano do ensino fundamental

Autores

  • Ivonete Ferreira da Silva PROFECM- Dourados
  • Edvonete Souza de Alencar Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14415

Palavras-chave:

Literatura infantil; Ensino fundamental; Alfabetização matemática.

Resumo

Este estudo documental qualitativo busca entender conceitos matemáticos no primeiro ano do ensino fundamental por meio da literatura infantil, destacando a relevância da matemática na formação acadêmica e cotidiana. A pesquisa analisará livros de literatura infantil do Programa Nacional Biblioteca da Escola 2012, Categoria 3 - Anos Iniciais do ensino fundamental, explorando como esses podem auxiliar crianças a compreender conceitos matemáticos de forma lúdica. A base teórica incluirá as teorias construtivistas de Lev Vygotsky, enfatizando o contexto social e cultural na aprendizagem. O objetivo geral é explorar como a história de Quem Tem Medo do Ridículo?, de Ruth Rocha, pode ser aplicada para apoiar práticas inclusivas e facilitar o ensino da matemática no primeiro ano do Ensino Fundamental. A análise detalhada das páginas do livro Quem Tem Medo do Ridículo? de Ruth Rocha, demonstra a eficácia da integração da literatura infantil com conceitos matemáticos, promovendo um aprendizado inclusivo no ensino fundamental. Além disso, este estudo mostra como as ilustrações e o texto do livro enriquecem a compreensão matemática e atendem às diversas necessidades de aprendizagem dos alunos.

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Biografia do Autor

Ivonete Ferreira da Silva, PROFECM- Dourados

Mestranda em Educação Científica e Matemática (PROFECM- Dourados). Graduada em Pedagogia (UFGD). Especialista em Inclusão escolar e o transtorno do Espectro Autista - (Faculdade Iguaçu). Professora efetiva dos anos iniciais, na rede municipal de ensino da Prefeitura Municipal de Dourados.

Edvonete Souza de Alencar , Universidade de Brasília

Professora Adjunta da Universidade de Brasília e Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP e UNB- Universidade de Brasília.

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Publicado

2025-03-24

Como Citar

FERREIRA DA SILVA, I.; SOUZA DE ALENCAR , E. Livros infantis para inclusão do ensino da matemática no primeiro ano do ensino fundamental. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 8, n. 2, 2025. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14415. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/14415. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo