Livros infantis para inclusão do ensino da matemática no primeiro ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14415Palavras-chave:
Literatura infantil; Ensino fundamental; Alfabetização matemática.Resumo
Este estudo documental qualitativo busca entender conceitos matemáticos no primeiro ano do ensino fundamental por meio da literatura infantil, destacando a relevância da matemática na formação acadêmica e cotidiana. A pesquisa analisará livros de literatura infantil do Programa Nacional Biblioteca da Escola 2012, Categoria 3 - Anos Iniciais do ensino fundamental, explorando como esses podem auxiliar crianças a compreender conceitos matemáticos de forma lúdica. A base teórica incluirá as teorias construtivistas de Lev Vygotsky, enfatizando o contexto social e cultural na aprendizagem. O objetivo geral é explorar como a história de Quem Tem Medo do Ridículo?, de Ruth Rocha, pode ser aplicada para apoiar práticas inclusivas e facilitar o ensino da matemática no primeiro ano do Ensino Fundamental. A análise detalhada das páginas do livro Quem Tem Medo do Ridículo? de Ruth Rocha, demonstra a eficácia da integração da literatura infantil com conceitos matemáticos, promovendo um aprendizado inclusivo no ensino fundamental. Além disso, este estudo mostra como as ilustrações e o texto do livro enriquecem a compreensão matemática e atendem às diversas necessidades de aprendizagem dos alunos.
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