Educação integral e avaliações em larga escala:
reflexões a partir da PHC
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14414Palavras-chave:
Pedagogy historical-critical; Full-time education; Large-scale assessments.Resumo
Elaborou-se um estudo, do tipo revisão da literatura com o objetivo de realizar uma discussão acerca da educação em tempo integral no contexto das avaliações em larga escala, por meio de reflexões embasadas na Pedagogia Histórico-Critica (PHC). Metodologicamente, consideraram-se os textos de Saviani (1996 e 2013), o Decreto n° 7.083/10 que institui o Programa Mais Educação e a Portaria MEC nº 1.144 que instituiu o Programa Novo Mais Educação. Percebe-se que do PME para o PNME, houve a migração de uma política de educação em tempo integral para uma política de ampliação da jornada escolar. Além de também ter sido realizada a substituição de uma política que traçava caminhos em direção a educação integral por uma política que, além da ampliação da jornada escolar, estava preocupada em atender as demandas impostas pelas avaliações em larga escala, deixando em segundo plano a formação dos estudantes em sujeitos ativos e autônomos.
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