A Teoria das Representações Sociais na pesquisa educacional:

possibilidades investigativas

Autores

  • Géssika Mendes Vieira Universidade Federal de Uberlândia
  • Vânia Maria de Oliveira Vieira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)
  • Gustavo Rezende dos Santos Universidade de Uberaba (Uniube)

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14408

Palavras-chave:

Representações Sociais; Pesquisa em Educação; Teoria do Núcleo Central.

Resumo

Este estudo é um recorte de uma pesquisa mais ampla que utilizou a Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2007) e a abordagem estrutural de Abric (2000), também conhecida como Teoria do Núcleo Central, como referencial teórico-metodológico para coleta e análise dos dados. Discute a metodologia adotada com o objetivo de auxiliar pesquisadores que utilizam esse referencial teórico-metodológico. Os resultados mostram-se satisfatórios quanto ao uso combinado dessas abordagens teóricas, para a coleta e análise de dados. Constitui, portanto, um referencial teórico-metodológico apropriado para pesquisas educacionais.

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Biografia do Autor

Géssika Mendes Vieira , Universidade Federal de Uberlândia

Mestra em Educação pela Universidade de Uberaba (Uniube). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Vânia Maria de Oliveira Vieira , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

Graduada em Psicologia, Formação de Psicólogos e Licenciatura - Universidade de Uberaba (Uniube). Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava (FFCLI). Mestra em Educação, Formação de Educadores - Uniube. Doutora em Psicologia da Educação - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Gustavo Rezende dos Santos , Universidade de Uberaba (Uniube)

Graduado em Psicologia, Universidade de Uberaba (Uniube). Mestre em Educação, (Uniube). Especialista em Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

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Publicado

2025-03-24

Como Citar

MENDES VIEIRA , G.; DE OLIVEIRA VIEIRA , V. M.; REZENDE DOS SANTOS , G. A Teoria das Representações Sociais na pesquisa educacional: : possibilidades investigativas. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 8, n. 2, 2025. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14408. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/14408. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo