A Formação Docente do Campo no Vale do Juruá:

Profir e Parfor

Autores

  • Marcos Cândido da Silva Universidade Federal do Acre
  • Maria Irinilda da Silva Bezerra Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14403

Palavras-chave:

Educação do Campo; Formação Inicial; Programas de Formação; Qualificação Profissional.

Resumo

Trata-se de um estudo sobre as contribuições dos programas Profir e Parfor para promover a formação docente do campo na região acreana do Vale do Juruá. O objetivo é evidenciar a importância destes programas para qualificar os professores da regional, em cursos de graduação em licenciatura plena. O referencial teórico reúne estudos de Arroyo, Molina e Caldart (2011), Santos (2015), Pereira-Filha (2022) dentre outros que tematizam a formação docente do campo no Brasil e no Acre. Os dados foram coletados através de análise documental e de pesquisa de campo, com a realização de entrevistas semiestruturada com egressos destes programas. Os resultados concluem que estes programas contribuíram para diminuir significativamente o déficit na qualificação dos professores do campo na regional do Vale do Juruá, formando centenas de professores e ajudando na ressignificação das identidades profissionais destes educadores.

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Biografia do Autor

Marcos Cândido da Silva , Universidade Federal do Acre

Docente da Universidade Federal do Acre-UFAC, Centro de Educação e Letras – CEL, Campus Floresta, atuando em Cursos de Licenciatura. Discente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens-PPEHL.

Maria Irinilda da Silva Bezerra , Universidade Federal do Acre

Docente Associada da Universidade Federal do Acre. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens/PPEHL. Doutorado pelo Programa Pós-Doutorado em Educação da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2025-03-24

Como Citar

DA SILVA , M. C.; DA SILVA BEZERRA , M. I. A Formação Docente do Campo no Vale do Juruá: : Profir e Parfor. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 8, n. 2, 2025. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14403. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/14403. Acesso em: 9 jul. 2025.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo