A Formação Docente do Campo no Vale do Juruá:
Profir e Parfor
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14403Palavras-chave:
Educação do Campo; Formação Inicial; Programas de Formação; Qualificação Profissional.Resumo
Trata-se de um estudo sobre as contribuições dos programas Profir e Parfor para promover a formação docente do campo na região acreana do Vale do Juruá. O objetivo é evidenciar a importância destes programas para qualificar os professores da regional, em cursos de graduação em licenciatura plena. O referencial teórico reúne estudos de Arroyo, Molina e Caldart (2011), Santos (2015), Pereira-Filha (2022) dentre outros que tematizam a formação docente do campo no Brasil e no Acre. Os dados foram coletados através de análise documental e de pesquisa de campo, com a realização de entrevistas semiestruturada com egressos destes programas. Os resultados concluem que estes programas contribuíram para diminuir significativamente o déficit na qualificação dos professores do campo na regional do Vale do Juruá, formando centenas de professores e ajudando na ressignificação das identidades profissionais destes educadores.
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