O processo de alfabetização de crianças com deficiência visual mediante a audiodescrição de textos multimodais (tirinhas)

Autores

  • Francisca Risolene Fernandes Universidade Federal do Ceará
  • Francisca Genifer Andrade de Sousa Universidade Estadual do Ceará https://orcid.org/0000-0001-8280-3250

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11784

Palavras-chave:

Inclusão; Atendimento Educacional Especializado; Audiodescrição.

Resumo

A inclusão escolar estipula que todas as crianças tenham as suas especificidades consideradas no processo de ensino-aprendizagem, tal modo que a deficiência, seja ela física ou intelectual, não se torne empecilho ao desenvolvimento intelectual. Partindo desse entendimento, o objetivo deste estudo é investigar como os profissionais que atuam na sala regular e na sala multifuncional de ensino realizam a leitura dos textos multimodais para alfabetizar crianças com deficiência visual. Assim, será possível perceber como esses profissionais fazem uso da audiodescrição como suporte ao ensino para crianças com deficiência visual. A pesquisa de abordagem qualitativa envolveu professores do Ensino Fundamental vinculados à rede municipal de Horizonte-CE, pessoas com deficiência visual inseridos na sociedade, e uma consultora em audiodescrição, e foi desenvolvida entre os meses de maio e junho de 2021. Constatou-se que nem todos os professores estão aptos a realizar audiodescrição com deficiente, isto é, capaz de adequar a mensagem escrita ao público com deficiência visual, o que aponta para a necessidade de formação inicial e continuada que subsidie a classe docente nessa tarefa.

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Biografia do Autor

Francisca Risolene Fernandes , Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Artes pelo Programa de pós-graduação em Artes (Prof-Artes) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Alfabetização e Multiletramentos; em Gestão Pedagógica da Escola Básica; e em Língua   Portuguesa   e   Literatura   Brasileira pela   Universidade   Estadual   do   Ceará (UECE). 

Francisca Genifer Andrade de Sousa , Universidade Estadual do Ceará

Doutora   e   mestra   em   Educação   pelo   Programa   de   Pós-Graduação   em   Educação   da Universidade   Estadual   do   Ceará (PPGE/UECE). Graduada em Pedagogia pela mesma universidade (2017).  Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculada à Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI).

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Publicado

2023-11-17

Como Citar

FERNANDES , F. R.; ANDRADE DE SOUSA , F. G. O processo de alfabetização de crianças com deficiência visual mediante a audiodescrição de textos multimodais (tirinhas). Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 7, n. 2, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11784. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/11784. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos