O processo de alfabetização de crianças com deficiência visual mediante a audiodescrição de textos multimodais (tirinhas)
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11784Palavras-chave:
Inclusão; Atendimento Educacional Especializado; Audiodescrição.Resumo
A inclusão escolar estipula que todas as crianças tenham as suas especificidades consideradas no processo de ensino-aprendizagem, tal modo que a deficiência, seja ela física ou intelectual, não se torne empecilho ao desenvolvimento intelectual. Partindo desse entendimento, o objetivo deste estudo é investigar como os profissionais que atuam na sala regular e na sala multifuncional de ensino realizam a leitura dos textos multimodais para alfabetizar crianças com deficiência visual. Assim, será possível perceber como esses profissionais fazem uso da audiodescrição como suporte ao ensino para crianças com deficiência visual. A pesquisa de abordagem qualitativa envolveu professores do Ensino Fundamental vinculados à rede municipal de Horizonte-CE, pessoas com deficiência visual inseridos na sociedade, e uma consultora em audiodescrição, e foi desenvolvida entre os meses de maio e junho de 2021. Constatou-se que nem todos os professores estão aptos a realizar audiodescrição com deficiente, isto é, capaz de adequar a mensagem escrita ao público com deficiência visual, o que aponta para a necessidade de formação inicial e continuada que subsidie a classe docente nessa tarefa.
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