Docência no ensino superior:

trabalho e formação no período da pandemia

Autores

  • Ana Paula dos Santos Reinaldo Verde Universidade Federal do Maranhão
  • Elcimar Simão Martins Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira https://orcid.org/0000-0002-5858-5705

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11780

Palavras-chave:

Ensino superior; Trabalho; Formação; Pandemia.

Resumo

O artigo trata sobre o trabalho e a formação de professores/as do curso de História da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) diante das tensões e contradições apresentadas pela realidade do ensino superior no período da pandemia. A metodologia da pesquisa funda-se na abordagem qualitativa crítica, tendo como base de análise o materialismo histórico dialético. O referencial teórico está assentado nas categorias trabalho e formação docente. O conjunto das análises revela que o trabalho e a formação são um tipo de trabalho que é afetado pelo tempo em detrimento da burocracia, o que reverbera em individualidade e competitividade que foi intensificada ainda mais no período da pandemia.

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Biografia do Autor

Ana Paula dos Santos Reinaldo Verde, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Professora Adjunta do Curso de Ciências Naturais -Biologia Campus Codó, MA.

Elcimar Simão Martins , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutor em Educação; Professor na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira em cursos de graduação e pós-graduação; coordenador institucional do PIBID; colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação (UECE); Líder do EDDocência.

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Publicado

2023-11-17

Como Citar

DOS SANTOS REINALDO VERDE, A. P.; SIMÃO MARTINS , E. Docência no ensino superior: : trabalho e formação no período da pandemia. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 7, n. 2, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11780. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/11780. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos