Cidadania negra e protagonismo:

a subjetividade afrodescendente a partir do projeto EDUCAFRO

Autores

  • Victória Maria de Freitas Nunes Universidade Estadual da Paraíba https://orcid.org/0000-0001-6574-1860
  • Nilza Alessandra Cardoso Pereira Universidade Estadual da Paraíba
  • Cristina Miyuki Hashizume Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11779

Palavras-chave:

Racismo; Colonialidade; Subjetividade; Franz Fanon; Saúde Mental.

Resumo

Neste trabalho problematizamos a formação da subjetividade afrodescendente a partir de pesquisa feita com coordenadores da ONG EDUCAFRO, reconhecida por sua efetividade em ações afirmativas. As análises foram referenciadas partindo das discussões de Franz Fanon. Objetivamos, especificamente, analisar a partir da obra de Fanon (2008), a formação da subjetividade afrodescendente a partir de relatos de coordenadores de três projetos da ONG EDUCAFRO, organização educacional comunitária. A partir da análise, apresentamos, numa perspectiva pós-colonial, três categorias temáticas agrupadas por núcleo semânticos, são elas: i) racismo estrutural e impactos na subjetividade intra e interpsíquica nas instituições; ii) resistência inter e intrasubjetivas: movimento emancipatório e decolonização e AfroCidadania; e iii) subjetividade: aspectos contextuais. Tais categorias permitem uma retomada da discussão de colonialidade para Franz Fanon, especificamente voltada a demandas psíquicas de jovens que vivem na cidade de São Paulo.

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Biografia do Autor

Victória Maria de Freitas Nunes , Universidade Estadual da Paraíba

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba. Pós-Graduanda em Neuropsicologia. Mestranda em Psicologia da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Estadual da Paraíba.

Nilza Alessandra Cardoso Pereira , Universidade Estadual da Paraíba

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Integrante do grupo de Pesquisa: Educação, Saúde e Direitos Humanos (UMESP-CNPq). Membro-associada da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP).

Cristina Miyuki Hashizume , Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP. Coordenadora do Grupo de pesquisa Educação, Saúde e Direitos Humanos (CNPq). Professora do Programa de Pós Graduação em Formação de Professores - UEPB.

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Publicado

2023-11-17

Como Citar

DE FREITAS NUNES , V. M.; CARDOSO PEREIRA , N. A.; MIYUKI HASHIZUME , C. Cidadania negra e protagonismo: : a subjetividade afrodescendente a partir do projeto EDUCAFRO. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 7, n. 2, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11779. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/11779. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos