Adolescente e ato Infracional:

A contribuição da educação não formal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.10162

Palavras-chave:

Medidas socioeducativas, Educação não formal, Adolescente em conflito com a lei

Resumo

O presente artigo discute o tema medidas socioeducativas, tendo como foco ações subsidiadas pela educação não formal. Esse artigo busca ampliar os debates acerca de ações ofertadas a adolescentes em conflito com a lei em ações educativas em unidades de socioeducação, para discutir aspectos acerca do encaminhamento por parte do município de Londrina/PR. Como procedimentos de investigação utilizou-se do estudo bibliográfico e da análise documental, amparados em análise qualitativa de dados. Parte-se do entendimento de que mediante as ações estabelecidas perante o adolescente em conflito com a lei, é importante pensar em políticas que se efetivem no sentido da proteção e promoção dos direitos, visando o atendimento ao estabelecido no ECA sobre a garantia de direitos a este segmento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Isabela Cristina dos Santos Porto, Universidade Estadual de Londrina, UEL

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina, UEL. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Políticas Sociais e Direitos Humanos, UEL e Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Estado Ampliado e Hegemonias, GPEH/UEL.

Ana Lucia Ferreira da Silva, Universidade Estadual De Londrina, UEL

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq: Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação, Políticas Sociais e Direitos Humanos.

Downloads

Publicado

2023-03-12

Como Citar

PORTO, I. C. dos S.; SILVA , A. L. F. da. Adolescente e ato Infracional:: A contribuição da educação não formal. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.10162. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/10162. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo