“Ma’a As’salama”

refugiados sírios em Fortaleza

Autores/as

  • Thayná DiÓGENES UECE
  • Wendell de Freitas Barbosa Universidade Federal do Cariri

Palabras clave:

Refugiados, Migração, Fronteiras, Estado- Nação, Brasil

Resumen

A partir das experiências de dois refugiados sírios que buscaram proteção legal na cidade de Fortaleza, o artigo analisa os conflitos e as percepções desses atores ao sofrimento social antes, durante e após o empreendimento de refúgio. O objetivo da reflexão é a compreensão dos processos identitários de refugiados e da categoria refúgio, em perspectiva sociológica. Espera-se, assim, contribuir com o debate científico e o aprimoramento das políticas públicas sobre o tema.

Biografía del autor/a

Wendell de Freitas Barbosa , Universidade Federal do Cariri

Wendell de Freitas Barbosa, Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e professor adjunto da Universidade Federal do Cariri do curso de Administração Pública. Atualmente responde pela Direção do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri e é pesquisador de Produtividade pela FUNCAP.

 

Publicado

2023-02-20

Cómo citar

DIÓGENES, T.; DE FREITAS BARBOSA , W. “Ma’a As’salama”: refugiados sírios em Fortaleza. Tensões Mundiais, [S. l.], v. 18, n. 38, p. 67–88, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/tensoesmundiais/article/view/7945. Acesso em: 21 nov. 2024.