As mulheres e o subcampo de pesquisa do Ensino de Sociologia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v20i44.11251

Palabras clave:

Mulheres, Ensino de Sociologia, Subcampo de pesquisa, Produção acadêmica

Resumen

Este artigo analisa a contribuição científica das mulheres no subcampo do Ensino de Sociologia, utilizando cienciometria e a Teoria do Campo de Bourdieu. O estudo identifica pesquisadoras relevantes, examina suas posições sociais e destaca seu papel no desenvolvimento desse subcampo, evidenciando a importância e o impacto de suas contribuições na formação e no avanço dessa área
de pesquisa.

Biografía del autor/a

Cristiano das Neves Bodart, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Cristiano das Neves Bodart possui doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e atua como docente no Centro de Educação (Cedu) e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS-ICS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), vinculado à linha de pesquisa "Corpo, cultura e conhecimento". Foi coordenador do Setor de Ensino de Ciências Humanas e Sociais (ECHS) do Centro de Educação (CEDU-UFAL) de 2018 a 2023. Também foi gerente de comunicação da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Abecs) entre 2016 e 2018, e exerceu a vice-presidência da Abecs em dois mandatos (2018-2020 e 2020-2022). Desde 2020, atua como coordenador nacional do Observatório da Abecs. Atualmente, é membro da Comissão de Pesquisa dessa entidade científica (2021-2023).Na atividade de editor, ocupa a função de Editor Gerente e fundador dos Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Cabecs), da revista da Pós-Graduação em Sociologia/UFAL, Latitude (ICS-Ufal) e da Revista Café com Sociologia. Além disso, é editor gerente e fundador da Editora Café com Sociologia e do Blog Café com Sociologia, que possui nas redes sociais mais de meio milhão de seguidores. Coordena o Grupo de Pesquisa "Ensino dos conhecimentos das Ciências Sociais" (ConsCiencias-Sociais/Ufal). Tem experiência na avaliação de obras didáticas, incluindo livros do Plano Nacional de Livro Didático (PNLD-2021), e atua como pesquisador na área de ensino das Ciências Sociais. Coordenou o GT História do ensino da Sociologia nas edições de 2015, 2017, 2019, 2021 e 2023 do Encontro Nacional de Professores de Sociologia da Educação Básica (Eneseb), além de coordenar o GT com o mesmo tema no Congresso Nacional da Abecs nas edições de 2018, 2020 e 2022.É autor da obra "Usos de canções no ensino de Sociologia", coautor da obra didática "Ciência Política para o ensino médio" e organizador de várias obras dedicadas ao ensino de Sociologia, Ciência Política e Antropologia. Atualmente, realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília.

Publicado

2024-12-23

Cómo citar

DAS NEVES BODART, C. As mulheres e o subcampo de pesquisa do Ensino de Sociologia. Tensões Mundiais, [S. l.], v. 20, n. 44, p. 311–342, 2024. DOI: 10.33956/tensoesmundiais.v20i44.11251. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/tensoesmundiais/article/view/11251. Acesso em: 25 may. 2025.