Women and the research subfield of Sociology Teaching

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v20i44.11251

Keywords:

Women, Sociology Teaching, Research Subfield, Academic Production

Abstract

This article analyzes the scientific contribution of women in the subfield of Sociology Education, using scientometrics and Bourdieu’s Field Theory. The study identifies prominent
female researchers, examines their social positions, and highlights their role in the development of this subfield, demonstrating the importance and impact of their contributions to the formation and advancement of this area of research.

Author Biography

Cristiano das Neves Bodart, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Cristiano das Neves Bodart possui doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e atua como docente no Centro de Educação (Cedu) e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS-ICS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), vinculado à linha de pesquisa "Corpo, cultura e conhecimento". Foi coordenador do Setor de Ensino de Ciências Humanas e Sociais (ECHS) do Centro de Educação (CEDU-UFAL) de 2018 a 2023. Também foi gerente de comunicação da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Abecs) entre 2016 e 2018, e exerceu a vice-presidência da Abecs em dois mandatos (2018-2020 e 2020-2022). Desde 2020, atua como coordenador nacional do Observatório da Abecs. Atualmente, é membro da Comissão de Pesquisa dessa entidade científica (2021-2023).Na atividade de editor, ocupa a função de Editor Gerente e fundador dos Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Cabecs), da revista da Pós-Graduação em Sociologia/UFAL, Latitude (ICS-Ufal) e da Revista Café com Sociologia. Além disso, é editor gerente e fundador da Editora Café com Sociologia e do Blog Café com Sociologia, que possui nas redes sociais mais de meio milhão de seguidores. Coordena o Grupo de Pesquisa "Ensino dos conhecimentos das Ciências Sociais" (ConsCiencias-Sociais/Ufal). Tem experiência na avaliação de obras didáticas, incluindo livros do Plano Nacional de Livro Didático (PNLD-2021), e atua como pesquisador na área de ensino das Ciências Sociais. Coordenou o GT História do ensino da Sociologia nas edições de 2015, 2017, 2019, 2021 e 2023 do Encontro Nacional de Professores de Sociologia da Educação Básica (Eneseb), além de coordenar o GT com o mesmo tema no Congresso Nacional da Abecs nas edições de 2018, 2020 e 2022.É autor da obra "Usos de canções no ensino de Sociologia", coautor da obra didática "Ciência Política para o ensino médio" e organizador de várias obras dedicadas ao ensino de Sociologia, Ciência Política e Antropologia. Atualmente, realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília.

Published

2024-12-23

How to Cite

DAS NEVES BODART, C. Women and the research subfield of Sociology Teaching. Tensões Mundiais, [S. l.], v. 20, n. 44, p. 311–342, 2024. DOI: 10.33956/tensoesmundiais.v20i44.11251. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/tensoesmundiais/article/view/11251. Acesso em: 24 may. 2025.