Power, gender and politics

women in leading positions in cultural policy in Portugal

Authors

  • Sara Vidal Maia Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho
  • Cláudia Rodriguez Dominguez Universidade do Minho (UMinho)
  • Belmira Coutinho Universidade de Aveiro

Keywords:

Power, Gender, Cultural Policies, Women, Culture

Abstract

Power, as a discourse that circulates in the social fabric, defines the nature of gender relations and
their political dynamics. In a power play in which the masculine dominates all symbolic aspects of  ocial life and the feminine is
connoted as the Other, women have created a space for resistance and are gaining political leadership. Based on this theoretical context,
we conducted a data survey – and subsequent descriptive analysis – which presents the panorama of female leadership in the main political bodies of culture in Portugal.

Author Biographies

Cláudia Rodriguez Dominguez, Universidade do Minho (UMinho)

Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (UMinho), em Portugal, com investigação na área de Jornalismo de Dados. Mestre em Comunicação pela Universidade São Caetano do Sul (USCS), especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Bandeirante de São Paulo e bacharelada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Católica de Santos (UniSantos). Atua como bolsista de investigação no Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura (PolObs/CECS), da Universidade do Minho, em Portugal. Acumula experiência de 14 anos como docente do Ensino Superior em cursos de graduação de Jornalismo, Rádio e Televisão, Cinema e Audiovisual, Publicidade e Propaganda, além de cursos técnicos profissionalizantes. Experiência de 18 anos como jornalista, com percurso na mídia televisiva brasileira, além de experiência na criação de roteiro audiovisual e na capacitação de professores para videoaulas em Educação a Distância (EaD). Linhas de pesquisa: Comunicação; Mídia e Jornalismo; Rádio e Televisão; Educação a Distância.

Belmira Coutinho, Universidade de Aveiro

Doutoranda em Estudos Culturais pela Universidade de Aveiro e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. É Mestre em Gestão e Planeamento em Turismo pela Universidade de Aveiro e licenciada em Turismo pela Universidade do Algarve. A sua tese de doutoramento em curso, financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), aborda o Turismo Negro como espaço político e de construção de memória no contexto português pós-autoritário. Em paralelo, dedica-se à tradução de textos científicos das Ciências Sociais e Humanas entre o português e o inglês com o duplo objetivo de contribuir para a promoção internacional da ciência e dos cientistas lusófonos e tornar a pesquisa académica internacional mais acessível aos falantes de português. Trabalha em parceria com o Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura (POLObs). Linhas de investigação: Estudos Culturais; Políticas da Memória; Turismo Cultural; Turismo Negro.

Published

2022-01-28

How to Cite

VIDAL MAIA, S.; DOMINGUEZ, C. R. .; COUTINHO, B. . Power, gender and politics: women in leading positions in cultural policy in Portugal. Tensões Mundiais, [S. l.], v. 17, n. 35, p. 147–172, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/tensoesmundiais/article/view/5517. Acesso em: 22 nov. 2024.

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.