A concepção do manipulador de alimentos de escolas públicas acerca da sua identidade e atividade profissional

Autores

  • Thamiris Rodrigues Macedo Mestre em Educação em Saúde e Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil https://orcid.org/0009-0002-1953-8997
  • Isabel Cristina Bento Mestre em Educação em Saúde e Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto René Rachaou (FIOCRUZ/Minas).Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5205-7821
  • Fernanda Bicalho Pereira Mestre em Educação em Saúde e Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7061-6236
  • Luana Caroline dos Santos Professora Doutora associada do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte – MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9836-3704
  • Maria Flávia Carvalho Gazzinelli Professora Doutora titular aposentada do Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte – MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0523-3973
  • Simone Cardoso Lisboa Pereira Professora Doutora associada do Departamento de Nutriçãoda Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte – MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9261-2597

DOI:

https://doi.org/10.59171/nutrivisa-2023v10e10574

Palavras-chave:

Alimentação Escolar, Profissão de Saúde, Trabalhador

Resumo

Objetivou-se investigar as representações sociais de manipuladores de alimentos, em escolas, quanto à sua identidade profissional. Estudo de abordagem qualitativa com 276 manipuladores por meio de entrevista semiestruturada. Utilizou-se o teste projetivo de evocação livre de palavras com a expressão “Ser cantineira”, e analisou-se o termo elencado como o mais importante por meio da análise do discurso do sujeito coletivo, tendo como referencial a teoria das Representações Sociais. Foram evocadas 629 palavras evocadas, 152 com elementos centrais, sendo “Gostar do que faz” o mais frequente; 12 intermediários, os “Sentimentos positivos” o mais frequente; e três periféricos, sendo “Profissão”, a mais frequente. Apuraram-se as representações sociais: identidade subjetiva de “ser cantineira” e atribuições de “ser cantineira”. Observou-se a necessidade de trabalhar com os manipuladores os aspectos de segurança sanitária/saúde e de sustentabilidade (controle de desperdício) da alimentação, bem como o seu papel na educação alimentar e nutricional dos escolares.

Biografia do Autor

Thamiris Rodrigues Macedo, Mestre em Educação em Saúde e Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

Mestre em Educação em Saúde e Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

Isabel Cristina Bento, Mestre em Educação em Saúde e Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto René Rachaou (FIOCRUZ/Minas).Belo Horizonte, MG, Brasil.

Mestre em Educação em Saúde e Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto René Rachaou (FIOCRUZ/Minas).Belo Horizonte, MG, Brasil.

Fernanda Bicalho Pereira, Mestre em Educação em Saúde e Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Mestre em Educação em Saúde e Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Luana Caroline dos Santos, Professora Doutora associada do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte – MG, Brasil.

Professora Doutora associada do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte – MG, Brasil.

Maria Flávia Carvalho Gazzinelli, Professora Doutora titular aposentada do Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte – MG, Brasil.

Professora Doutora titular aposentada do Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte – MG, Brasil.

Simone Cardoso Lisboa Pereira, Professora Doutora associada do Departamento de Nutriçãoda Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte – MG, Brasil.

Professora Doutora associada do Departamento de Nutriçãoda Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte – MG, Brasil.

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Publicado

2023-08-29

Como Citar

RODRIGUES MACEDO, T.; BENTO, I. C.; BICALHO PEREIRA, F.; DOS SANTOS, L. C.; CARVALHO GAZZINELLI, M. F.; CARDOSO LISBOA PEREIRA, S. A concepção do manipulador de alimentos de escolas públicas acerca da sua identidade e atividade profissional. Nutrivisa - Revista de Nutrição e Vigilância em Saúde, Fortaleza, v. 10, n. 1, p. e10574, 2023. DOI: 10.59171/nutrivisa-2023v10e10574. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/nutrivisa/article/view/10574. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos originais