Imagem onírica e imagem dialética em Walter Benjamin

Auteurs

  • João Emiliano Fortaleza de Aquino

DOI :

https://doi.org/10.23845/kalagatos.v1i2.5633

Mots-clés :

Walter Benjamin, teoria crítica, história, imagem onírica, imagem dialética

Résumé

O presente estudo articula a concepção crítica da modernidade esboçada por W. Benjamin em suas anotações preparatórias ao projeto das passagens (Passagen-Werk), em que pensa a relação entre esta crítica teórica da sociedade produtora de mercadorias e a teoria crítica do conhecimento histórico. Nesta relação, a interpenetração entre o antigo e o moderno assume a dupla face de uma pertença mútua do Novo e do Sempre-Igual e de uma reunião do Sido com o Agora.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

Benjamin, Gesammelte Schriften, I/3, Frankfurt am Main,Suhrkamp Verlag, 1982

Breton, Les vases communicants [1932], Œuvres complètes, t.II, Paris, Gallimard, 1992

Cohen, ProfaneIllumination: Walter Benjamin and the Paris of SurrealistRevolution, Berkeley/Los Angeles, University of California Press,1995.

Freud, A interpretação dos sonhos, Obras Psicológicas Completasde Freud, vol. IV, tr. bras. Jayme Salomão, Rio de Janeiro, ImagoEditora, 1987.

Téléchargements

Publiée

2021-06-26

Comment citer

FORTALEZA DE AQUINO , J. E. Imagem onírica e imagem dialética em Walter Benjamin. Kalagatos , [S. l.], v. 1, n. 2, p. 45–72, 2021. DOI: 10.23845/kalagatos.v1i2.5633. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5633. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos