Imagem onírica e imagem dialética em Walter Benjamin
DOI :
https://doi.org/10.23845/kalagatos.v1i2.5633Mots-clés :
Walter Benjamin, teoria crítica, história, imagem onírica, imagem dialéticaRésumé
O presente estudo articula a concepção crítica da modernidade esboçada por W. Benjamin em suas anotações preparatórias ao projeto das passagens (Passagen-Werk), em que pensa a relação entre esta crítica teórica da sociedade produtora de mercadorias e a teoria crítica do conhecimento histórico. Nesta relação, a interpenetração entre o antigo e o moderno assume a dupla face de uma pertença mútua do Novo e do Sempre-Igual e de uma reunião do Sido com o Agora.
Téléchargements
Références
Benjamin, Gesammelte Schriften, I/3, Frankfurt am Main,Suhrkamp Verlag, 1982
Breton, Les vases communicants [1932], Œuvres complètes, t.II, Paris, Gallimard, 1992
Cohen, ProfaneIllumination: Walter Benjamin and the Paris of SurrealistRevolution, Berkeley/Los Angeles, University of California Press,1995.
Freud, A interpretação dos sonhos, Obras Psicológicas Completasde Freud, vol. IV, tr. bras. Jayme Salomão, Rio de Janeiro, ImagoEditora, 1987.