A precarização do trabalho docente e a lógica das competências sob a égide do Neoliberalismo

Autores/as

  • José Ailton Carlos Correia UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba
  • Jeane Cristina da Silva Oliveira de Souza Universidade Metodista de Piracicaba

Palabras clave:

precarização; flexibilização; competências; trabalho; banalização.

Resumen

Este ensaio tem como objetivo abordar o conceito de competências, a flexibilização do trabalho docente e a sua correlata precarização sob a égide do neoliberalismo, bem como, apontar a necessidade de resistir à consequente banalização da injustiça social na docência. Para tanto, usamos a revisão bibliográfica como metodologia de pesquisa. Estudos nos revelam que docentes de diversos níveis e modalidades de ensino no Brasil são enredados na teia produtivista do mercado: têm assumido diversas funções dentro da escola; cumprem exigências cada vez maiores; têm seus direitos trabalhistas atacados; são desvalorizados a prestadores de serviço; e perdem a autonomia do trabalho docente; o que, em grande medida, gera adoecimento psíquico pelo inevitável “consentimento”. Por fim, destacamos a reflexão sobre a necessidade de luta e resistência pela preservação das categorias trabalho docente, instituição educacional e educação, constantemente desafiados pela lógica do neoliberalismo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Ailton Carlos Correia, UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba

01. Bacharelado em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo. (2009-2012).
02. Curso de Pós-Graduação – Lato Sensu – em Filosofia e Ensino de Filosofia pelo Centro Universitário
Claretiano de Ensino. (2014).
03. Graduação: Licenciatura Plena em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Ensino. (2013-2015).
04. Curso de aperfeiçoamento em Filosofia para crianças (Mattew Lipman) – Educação para o pensar – pelo
Instituto de Filosofia e Fundação Sidónio Muralha. 40hs. (2015).
05. Mestrado em Educação: História e Filosofia da Educação pela UNIMEP (Universidade Metodista de
Piracicaba). (2016-2017). (Avaliação CAPES 5).
06- Licenciatura Plena em História pela UNAR - Centro Universitário de Araras "Dr. Edmundo Ulson". (2018).
Validação de Licenciatura.
07. Doutorando em História e Filosofia da Educação pela UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba).
(Avaliação CAPES 5). Ingresso (2020).

Citas

ABREU, Paula Santos. O acordo sobre serviços da OMC. Revista do Programa de Mestrado em Direito do UniCEUB, Brasília, v.a, n. 2, p. 502 -526, jul./dez/2005.

BARRETO, Raquel Goulart. Tecnologia e Educação: trabalho e Formação docente. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 25 n. 89, p. 1181- 1201, Set./Dez. 2004. Disponível em: www.cedes.unicamp.br

CORREIA, José Ailton Carlos Lima. Ainda em Auschwitz...? A barbárie e a banalidade do mal no neoliberalismo: diálogo crítico a partir de Theodor Adorno e Hannah Arendt. Piracicaba. Dissertação de Mestrado em História e Filosofia da educação. UNIMEP. 2018.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução Mariana Echalar. SP. Ed. Boitempo. 2016.

DEJOURS, Christophe. A banalização da injustiça social. Tradução de Luiz Alberto Monjardim. RJ. Editora FGV. 2007.

KUENZER, Acácia Zeneida. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; SANFELICE, J. L. (Orgs.). Capitalismo, trabalho e educação. Campinas: Autores Associados, HISTEDBR, 2002.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. 1. ed. Tradução de Maria Luíza M. de Carvalho e Silva. Londrina: Planta, 2004.

OLIVEIRA. Dalila Andrade A Reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1159-1180, Set./Dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo>.

OLIVEIRA, D.A. Trabalho docente. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.

SAVIANI, D. História das Idéias Pedagógicas no Brasil: visões críticas. 3. ed., Campinas: Autores Associados, 2011.

Publicado

2022-07-11

Cómo citar

CORREIA, J. A. C.; DA SILVA OLIVEIRA DE SOUZA, J. C. A precarização do trabalho docente e a lógica das competências sob a égide do Neoliberalismo. Kalagatos , [S. l.], v. 19, n. 2, p. eK22026, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/8417. Acesso em: 24 nov. 2024.