Announcements

Dossiê: Filosofia e Educação nos institutos federais

2024-08-09

Chamada para o dossiê- Filosofia e Educação nos institutos federais

 

Orgs. José Aldo Camurça de Araújo Neto (IFsertãoPE/UECE) e Rodrigo Oliveira de Araújo (IFBA)

 

A partir dos diálogos estabelecidos no grupo virtual de Professores e Pesquisadores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) do país, o Filosofia na Rede FEPCT, nos propusemos a buscar sedimentar de maneira rigorosa as inquietações que permeiam o exercício profissional dos professores de Filosofia nos IFs. Trata-se de pensar a partir da elaboração de um Dossiê a relação entre Filosofia e Educação nos Institutos Federais.

Diferente das Universidades e das escolas de Ensino Médio tradicionais do Brasil, os IFs ofertam educação em mais de uma modalidade de ensino, a exemplo do Ensino Integrado, Ensino Técnico, Superior e Pós-Graduação. Ademais, tem em seu fundamento o tripé ensino, pesquisa e extensão. A combinação do atendimento a esses desafios exige um olhar muito próprio sobre o seu funcionamento e que muitas vezes escapa àqueles não estão familiarizados com a sua dinâmica. E isso não exclui os próprios docentes que aí atuam.

A proposta desse Dossiê é levar adiante um diálogo entre os diversos profissionais de Filosofia dos IFs e a sociedade. Espera-se que com este material possamos atualizar a nobre arte da conversação nos melhores moldes legados pelo pensamento filosófico, com o rigor que a disciplina nos solicita e a capacidade de escuta do outro diante das múltiplas maneiras de se pensar o ensino, a pesquisa e a extensão em Filosofia no interior dos Institutos Federais.         

Para tanto, lançamos para o próximo número da Revista Kalagatos um Dossiê acerca das reflexões em torno do tema da Filosofia nos Institutos Federais do país.

 

Prazo para envio dos artigos: 31/01/2025

 

Obs: Em virtude da solicitação de alguns colegas que necessitam converter o texto do português para a versão em língua estrangeira, o prazo de submissão dos artigos para o Dossiê “Filosofia e Educação nos Institutos Federais” fora extendido para a data de 31/01/2025.

Read more about Dossiê: Filosofia e Educação nos institutos federais

Current Issue

Vol. 21 No. 3 (2024): Verão de 2024
					View Vol. 21 No. 3 (2024): Verão de 2024
Published: 2024-09-08

Filosofia DEF

  • Presentation

    Fábio Abreu dos Passos
    eK24056
  • Do Acidente da deficiência à normatividade vital e a afirmação incondicional da vida

    Joelmar Fernando Cordeiro de Souza, Reinaldo Furlan
    eK24057
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.13899
  • "Disability" as a Philosophical Problem

    Fábio Abreu dos Passos, Elivanda de Oliveira Silva
    eK24058
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.13897
  • Disability as a philosophical problem: “disabled” thinking and its instituting power in the school institution

    Pedro Ângelo Pagni
    eK24059
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.13903
  • What Is It To Be Deaf? Perception And Sensitivity For An Ontology Of Deafness

    Carlos Henrique Carvalho Silva
    eK24060
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.13900
  • Cartography As A Cripistemology: Reflections From An Autistic Territory

    Luiz Gustavo Duarte, Maira Sayuri Sakay Bortoletto
    eK24061
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.13639
  • Parrhesia and Autistic Art: Paths to the Courage of Truth and Care for the Self

    Ana Cândida Nunes Carvalho
    eK24062
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.13898
  • Sign language: the place of deaf difference

    Estenio Ericson Botelho de Azevedo, Joao Emiliano Fortaleza de Aquino
    eK24063
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.13904
  • Low vision as a phenomenological guideline

    Michele Bellato
    eK24064
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.13896
  • Beyond disability as an identity: the affirmation of difference based on singular ways of being

    Carlos Henrique Machado
    eK24065
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.13902

140 anos de nascimento de Gaston Bachelard

Artigos

View All Issues

Com o Apoio de: