A Dinâmica dos afetos de Spinoza e a homofobia:

Notas de uma aproximação do pensamento ético de Spinoza da intolerância sexual.

Autores

  • Whesley Fagliari dos Santos

Palavras-chave:

Spinoza, Ética, Homofobia, Intolerância, Preconceito.

Resumo

O presente estudo tem como tema a reflexão sobre um problema que assombra milhares de pessoas: a violência gerada pelo preconceito em relação à orientação sexual, denominada de homofobia. A análise aqui proposta é conduzida sob a luz do pensamento ético desenvolvido pelo filósofo holandês Baruch de Spinoza (1632-1677). Embora o referido pensador não tenha tratado da homofobia de maneira nem específica e nem direta, é possível afirmar que Spinoza considera o preconceito e, consequentemente, a falta de empatia, como componentes que afastam o sujeito de alcançar êxito no caminho percorrido pelo ser humano para chegar ao estágio denominado felicidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BÍBLIA, Português. Bíblia Sagrada. 117ª edição rev. e atualizada no Brasil por Frei João José Pedreira de Castro, O.F.M. e equipe auxiliar da Editora. São Paulo: Editora Ave Maria Ltda., s.d.

SPINOZA, Baruch de. Ética. Trad. de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

Downloads

Publicado

2023-02-15

Como Citar

DOS SANTOS, W. F. . A Dinâmica dos afetos de Spinoza e a homofobia: : Notas de uma aproximação do pensamento ético de Spinoza da intolerância sexual. Kalagatos , [S. l.], v. 20, n. 1, p. eK23004, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/9255. Acesso em: 19 abr. 2024.