A impassibilidade da matéria no tratado iii.6 de Plotino

Autores

  • Robert Brenner Barreto da Silva

Palavras-chave:

Plotino, Enéada, Matéria, Impassibilidade

Resumo

A natureza da matéria dos sensíveis de Plotino tem demandado cuidadosa atenção por parte dos intérpretes do pensamento do filósofo neoplatônico. Na medida em que ela é conceituada como não-ser e como mal, é intrigante definir qual é o seu estatuto teórico assim como, de certa forma, pode-se considerar ser também o caso do Uno. Entretanto, enquanto o Uno está para além do ser, a matéria está aquém do ser. No escopo dessas formulações sobre a matéria, a perspectiva deste trabalho é propor uma leitura imanente ao tratado III.6, com o intuito de defender a centralidade da impassibilidade como recurso para compreender o supracitado conceito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARACAT, José. Plotino. Enéadas I, II e III; Porfírio, Vida de Plotino. Tradução e notas. 700 f. (Doutorado em Letras). Universidade Estadual de Campinas, 2006.

FERNANDES, Edrisi. A interação naturante entre o demiurgo e o mundo, a questão dos "dois tipos de matéria" e a natureza da "implantação" da alma no corpo. Kriterion (UFMG. Impresso), v. 51, p. 617-635, 2010.

GOMES, Rafael. A alma e o cosmos: “O todo em tudo” (ὅινο παληαρνῦ) na cosmologia plotiniana. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Guarulhos, 2019.217 f.

OLIVEIRA, P.C. Imagens em Espelhos: o estatuto do múltiplo sensível em Plotino. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Belo Horizonte, 2009.

PLATÃO. Timeu-Crítias. Tradução do grego, introdução e notas de Rodolfo Lopes. São Paulo: Annablume Clássica; Coimbra: IUC, CECH, 2012.

PLOTINUS. The Enneads. Edited by Lloyd P. Gerson. Translated by George Stones, John M. Dillon, Lloyd P. Gerson, R. A. H. King, Andrew Smith and James Wilberding. Cambridge University Press, 2018, 931pp.

ROSSETTI, Livio. Introdução à Filosofia Antiga: Premissas filológicas e outras “ferramentas de trabalho”. São Paulo: Paulus, 2006. 440p.

RUSSI, Chiara. Causality and Sensible Objects: A comparison between Plotinus and Proclus. In: Physics and Philosophy of Nature in Greek Neoplatonism. Edited By Chiaradonna & Trabattoni. Leiden: Brill, 2009.pp.145-171.

SILVA, R. B. B. A homologia entre o pensamento do Intelecto e os Inteligíveis: a abordagem de Plotino no tratado V.3[49] e um diálogo possível com Empédocles de agrigento. KÍNESIS (MARÍLIA), v. 12, p. 248-260, 2020.

Downloads

Publicado

2021-11-04

Como Citar

BARRETO DA SILVA, R. B. . A impassibilidade da matéria no tratado iii.6 de Plotino. Kalagatos , [S. l.], v. 17, n. 1, p. 7–23, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7272. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos