Filosofia e Gênero como prática de integração no Instituto Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/kg.v22i2.15359

Resumo

O artigo apresenta a prática teórica e pedagógica do Humano Mulher em filosofia no instituto federal como um projeto que se afirma como tecnologia educativa e como atuação cotidiana requintada de prática em educação no percurso formativo. O projeto dá mostras da integração entre sala de aula, investigação científica e ação extensionista que se expande da dimensão escolar para também dimensão popular ao alcançar a comunidade externa com os saberes tradicionais. Não bastasse, o projeto que tem sua fundação na filosofia, se consolida como propulsor na lida educacional diante de questões éticas atuais ao estabelecer como matéria especulativa de investigação a mulher como categoria de reflexão, ousando, sobretudo, na relação simultânea e dialógica entre quem pesquisa e quem se pesquisa, na medida em que a mulher é o assunto e a agente pesquisadora.

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Publicado

2025-04-09

Como Citar

ARAUJO, A. C. G. Filosofia e Gênero como prática de integração no Instituto Federal. Kalágatos , [S. l.], v. 22, n. 2, p. e25019, 2025. DOI: 10.52521/kg.v22i2.15359. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/15359. Acesso em: 19 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Ensino de Filosofia nos Institutos Federais