Protágoras, o ensino da virtude e o progresso da história

Autores

  • Victor Hugo Mazia

DOI:

https://doi.org/10.23845/kalagatos.v13i25.6186

Palavras-chave:

Protágoras, Virtude ensinável, Progresso histórico, Mito, Punição

Resumo

Em Protágoras , Sócrates questiona o sofista sobre a possibilidade do ensino da virtude. A partir disso, os intérpretes exploram
vários temas que o diálogo compreende: a pedagogia, a ética ou a linguagem. Nós, por outro lado, tentaremos explorar
o tema sobre a teoria da história presente na argumentação de Protágoras, nos afastando das propostas interpretativas
convencionais. Portanto, a nossa proposta consiste em mostrar como Protágoras viabiliza uma compreensão progressiva da
história, pois, com o ensino da virtude, os homens podem transmitir as experiências éticas para as gerações futuras, acumulando
tais experiências e culminando em um progresso.

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Publicado

2021-07-15

Como Citar

MAZIA, V. H. . Protágoras, o ensino da virtude e o progresso da história. Kalagatos , [S. l.], v. 13, n. 25, p. 135–151, 2021. DOI: 10.23845/kalagatos.v13i25.6186. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6186. Acesso em: 24 nov. 2024.