O lugar da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental
Palavras-chave:
Literatura, Desenvolvimento, Educação básica, Criança, LinguagensResumo
A literatura infantil representa uma forma de interação que toda criança deveria vivenciar nos anos iniciais para que siga desenvolvendo-se nos anos subsequentes. A fim de refletir sobre esse aspecto, objetivamos identificar como a literatura está inserida no contexto escolar das crianças nos anos iniciais da educação básica. Para que tal escopo fosse alcançado, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa em que foi aplicado um questionário a uma professora do 2º ano do ensino fundamental em uma escola municipal localizada na cidade de Horizonte-CE. Os resultados apontaram que, apesar de não ter um lugar como disciplina escolar, a literatura faz-se relevante na escola, pois possibilita a reflexão sobre o modo de estar no mundo. Portanto, concluímos que a literatura ocupa um lugar significativo no desenvolvimento das crianças e que colabora para a efetivação delas no mundo das linguagens, das ideias, dos valores e dos sentimentos.
Downloads
Referências
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. Ed. Ática, 1995.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
HERMES, VANIELE SOLANGE; KIRCHNER, E. A. A Importância da Literatura Infantil no Processo de Aprendizagem na Infância. São Vicente: Centro Universitário FAI. Trabalho de Conclusão de Curso em Psicologia, 2018.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 7 ed. rev. e atual. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luciana Thaynara Ferreira Galvão, Amanda Rodrigues Campos Fernandes, Maria Letícia do Nascimento Freitas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.