O Desenho Universal da Aprendizagem - DUA: uma ferramenta de inclusão na Educação Infantil

Autores

Palavras-chave:

DUA., Educação Infantil., Inclusão.

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo discutir o uso do Desenho Universal da Aprendizagem – DUA como uma ferramenta essencial para a inclusão de alunos na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de caráter bibliográfico. Nos estudos realizados para a construção desse trabalho foi evidenciada a importância da Educação Infantil para o desenvolvimento dos seres humanos e para compreender como o DUA pode beneficiar as práticas pedagógicas, bem como contemplar todos que integram as turmas de uma sala de aula. No entanto, a utilização do DUA em sala de aula só será efetiva se os professores estiverem preparados para trabalhar de acordo com o método no ambiente escolar, o que somente será possível através de preparos específicos, pois a formação inicial não contempla todas as demandas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agenor Sousa Silva Junior, Universidade Estadual do Piauí

Graduando em Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí. Membro do Grupo de Estudos em Educação Inclusiva.

Ianka da Silva Dantas, Universidade Estadual do Piauí

Graduando em Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí. Membro do Grupo de Estudos em Educação Inclusiva.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 20 de dezembro de 1996.

BUENO, J. G da S. Crianças com necessidades educativas especiais, políticas públicas e a formação de professores: generalistas ou especilias? Revista brasileira da educação Especial. Piracicaba: Unimep, v 3, n 5, 1999, p.162.

GERHARDT, Tatiana E.; SILVEIRA, Denise T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2013.

SEVERINO. Antônio J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez Editora, 2013.

ZERBATO, Ana Paula. Desenho universal para aprendizagem na perspectiva da inclusão escolar: potencialidades e limites de uma formação colaborativa. 2018. 298 f. Tese (PósGraduação em Educação Especial) - Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.

Publicado

2022-10-20

Como Citar

Silva Junior, A. S. ., & Dantas, . . I. da S. . (2022). O Desenho Universal da Aprendizagem - DUA: uma ferramenta de inclusão na Educação Infantil. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–6. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9008

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)