Relato de experiência: reflexões acerca da evasão escolar rural

Autores

Palavras-chave:

Escola do meio rural, Evasão escolar, Realidade do aluno

Resumo

Este estudo relata e reflete experiências desenvolvidas durante o percurso docente numa escola municipal do meio rural, na cidade de Jaraguá, ao norte do Estado de Goiás. Sendo a evasão escolar um grave problema enfrentado pela unidade escolar, essa pesquisa teve como objetivo fazer com que os alunos compreendessem a importância e o papel da escola em sua vida, ainda que optassem pela vida no campo, diminuindo dessa forma, a evasão escolar rural. Para isto, optou-se por uma pesquisa-campo, de ação participativa, cujo referencial teórico pautou-se em estudiosos da área da Educação, tal como Morin (2000) e Libâneo (2001). Compreendeu-se que quando o docente considera a realidade do aluno como parte do processo de ensino e aprendizagem e este é estimulado, é possível tornar significativa a presença do discente na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliza Alves Landin, Universidade Estadual de Goiás

Pós-Graduanda pelo programa de Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Educação, Linguagem e Tecnologia (PPG IELT). Docente na Universidade Estadual de Goiás, Unidade de Jaraguá e na Secretária Municipal de Educação de Jaraguá, Estado de Goiás.

Referências

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

GOEDERT, Lidiane; ARNDT, Kalter Bez Fontana. Mediação pedagógica e educação mediada por tecnologias digitais em tempos de pandemia Criar Educação, Criciúma, v. 9, nº 2, Edição Especial, Criciuna, p. 104-121, 2020.– PPGE – UNESC – ISSN 2317-2452. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/criaredu/article/view/6051. Acesso em: 4 jul. 2021.

LIBÂNEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012, p. 13-28. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/YkhJTPw545x8jwpGFsXT3Ct/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 5 jul. 2021.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.

ZANATTA, Beatriz; BRITO, Maria Aparecida. Mediação pedagógica com uso das tecnologias digitais na educação. Criativa. Goiânia, v. 18, n. 1, jan./jun. 2015, p. 08-23. Disponível em: file:///G:/BKP%20User/Downloads/4248-12377-1-PB%20(2).pdf. Acesso em: 19 jan. 2022.

Publicado

2022-10-05

Como Citar

Landin, E. A. . (2022). Relato de experiência: reflexões acerca da evasão escolar rural. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–9. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8804

Edição

Seção

Relato de experiência