O papel fundamental da inclusão escolar no desenvolvimento de crianças com autismo: uma reflexão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.15614

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Autismo, Desenvolvimento social

Resumo

A inclusão escolar desempenha papel essencial no desenvolvimento de crianças com autismo, influenciando positivamente o progresso acadêmico e social. Este estudo aborda desafios, estratégias e impactos associados ao processo inclusivo, com base em revisão bibliográfica. Foram identificadas barreiras significativas, como falta de compreensão sobre o autismo, ausência de adaptações curriculares e escassez de recursos adequados. Para enfrentar esses obstáculos, sugerem-se estratégias como formação continuada de professores, adaptações ambientais, metodologias pedagógicas personalizadas e apoio especializado multidisciplinar. O trabalho enfatiza a relevância da parceria entre escola, família e profissionais da saúde para o sucesso da inclusão. Quando bem implementada, a educação inclusiva promove aprendizagens significativas, interações sociais enriquecedoras, autonomia e fortalecimento da autoestima. Conclui-se que construir um sistema educacional inclusivo é fundamental para avançar rumo a uma sociedade mais justa, equitativa e acolhedora, garantindo a todos o direito a uma educação de qualidade.

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Biografia do Autor

Jairon da Conceição Lima, Universidade Federal do Maranhão

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão. Coordenador pedagógico da prefeitura municipal de São Mateus do Maranhão.

Eduardo Brito Cardoso, Universidade Estadual do Maranhão

Graduado em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (2022). Professor de Matemática do Colégio Militar Tiradentes VIII, no município de São Mateus do Maranhão.

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Publicado

2025-09-09

Como Citar

Lima, J. da C., & Cardoso, E. . B. (2025). O papel fundamental da inclusão escolar no desenvolvimento de crianças com autismo: uma reflexão. Ensino Em Perspectivas, 6(1), 1–14. https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.15614