O papel fundamental da inclusão escolar no desenvolvimento de crianças com autismo: uma reflexão
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.15614Palavras-chave:
Inclusão escolar, Autismo, Desenvolvimento socialResumo
A inclusão escolar desempenha papel essencial no desenvolvimento de crianças com autismo, influenciando positivamente o progresso acadêmico e social. Este estudo aborda desafios, estratégias e impactos associados ao processo inclusivo, com base em revisão bibliográfica. Foram identificadas barreiras significativas, como falta de compreensão sobre o autismo, ausência de adaptações curriculares e escassez de recursos adequados. Para enfrentar esses obstáculos, sugerem-se estratégias como formação continuada de professores, adaptações ambientais, metodologias pedagógicas personalizadas e apoio especializado multidisciplinar. O trabalho enfatiza a relevância da parceria entre escola, família e profissionais da saúde para o sucesso da inclusão. Quando bem implementada, a educação inclusiva promove aprendizagens significativas, interações sociais enriquecedoras, autonomia e fortalecimento da autoestima. Conclui-se que construir um sistema educacional inclusivo é fundamental para avançar rumo a uma sociedade mais justa, equitativa e acolhedora, garantindo a todos o direito a uma educação de qualidade.
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