Enfrentamentos de gênero à luz de práticas inovadoras: relato na Educação Física escolar
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14128Palavras-chave:
Educação Física escolar, Prática inovadora, Gênero, SexualidadeResumo
O texto compartilha uma experiência pedagógica que, envolvida por condições desafiantes, traçou a concretização das possibilidades de uma prática pedagógica de cunho inovadora. De abordagem qualitativa, tratou-se do relato de um professor do Ensino Médio e mestrando em Educação Física do Instituto Federal do Ceará, no qual, foi incitado por uma atividade da disciplina Educação Física no Ensino Médio durante o encontro presencial no ano letivo de 2023. Evidenciou-se problemáticas em seu contexto de atuação quanto às suscitações de gênero que as vivências nas práticas corporais revelam. Com isso, em vista de superar a situação-limite implicada às questões de gênero, desenvolveu-se como prática inovadora, as problematizações desse marcador a partir da experimentação e debate do futebol generificado e da dança de salão. Considera-se que desenvolver práticas inovadoras nas aulas de Educação Física pode ser desafiante, no entanto, são estratégias mais convergentes a realidade do Ensino Médio e das juventudes.
Downloads
Referências
ABAURRE, Maria Luiza M; PONTARA, Marcela; ABAURRE, Maria Bernadete M. Linguagens e suas tecnologias: manual do professor. 1ª ed. São Paulo: Moderna, 2020.
ALBUQUERQUE, Denise Ivana de Paula; DEL-MASSO, Maria Candida Soares. Desafios da educação física escolar: temáticas de formação em serviço no ProEF. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020.
ALMEIDA, Felipe Quintão de. Educação Física Escolar e práticas pedagógicas inovadoras: uma revisão. Corpoconsciência (2017): 7-16. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5312. Acesso em: 7 nov. 2023.
CARMO, Klertianny Teixeira do; LIMA, Eliaquim de Sousa; DODÓ, Aline Menezes; PEREIRA, Arliene Stephanie de Menezes. A prática docente na Educação Física: caminhos para sua (res)significação. Poíesis Pedagógica,Catalão - GO, v. 20,2022. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/74611/39057. Acesso em: 1 dez. 2023.
CHAVES JUNIOR, Sergio Roberto; MEURER, Sidmar dos Santos; OLIVEIRA, Marcus Aurelio Taborda de. Problematizando as aulas de Educação Física: seriam o acesso à cultura e a humanização das relações sociais elementos constitutivos de boas práticas educativas?. Poiésis, v. 8, n. 14, 2014. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/2314. Acesso em: 9 nov. 2023.
CLAUDINO, Igor de Freitas; ZANOTTO, Luana. Ensino de dança de salão na educação física escolar: a orientação sexual em foco. Educación Física y Ciencia, v. 22, n. 4, p. 151-166, 2020. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?pid=S2314-25612020000400151&script=sci_arttext. Acesso em: 3 dez. 2023.
COFFANI, Márcia Cristina Rodrigues da Silva et al. Problematizações para uma prática pedagógica inovadora da educação física no ensino médio. Corpoconsciência, p. 101-114, 2018. Disponível em:
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/7466. Acesso em: 7 nov. 2023.
DORNELES, Priscila Gomes, WENETZ, Ileana; SCHWENGBER, Maria Simone Vione.(Orgs). Educação física e gênero: desafios educacionais. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013.
FAGGION, C. A. A prática docente dos professores de Educação Física no Ensino Médio das escolas públicas de Caxias do Sul. Do corpo: Ciências e Artes, Caxias do Sul, v. 1, n. 2, jul./dez. 2011.
FÁVERO SOBRINHO, Antônio. O aluno não é mais aquele! E agora, professor? A transfiguração histórica dos sujeitos da educação. Anais do I seminário nacional: currículo em movimento – Perspectivas Atuais Belo Horizonte, 2010.
GINCIENE, Guy; COSTA, Martina Gonçalves Burch; JORAS, Pamela Siqueira. Possibilidades pedagógicas para o ensino do futebol de mulheres. 2022. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/257618/001166779.pdf4e8fa8e3ce89c3cd2359e4b2d9da011eMD5110183/2576182023-04-29;jsessionid=735BCEAFA6C809E3F765C675B3445A6A?sequence=1. Acesso em: 17 jun. 2024.
GOMES, D. P.; PEREIRA, A. S. M.; SANTIAGO, J. da S. Refazendo os percursos da disciplina bases socioantropológicas da Educação Física. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5503. Acesso em: 13 maio 2024.
GONZÁLEZ, Fernando Jaime. Educação Física Escolar: entre o “rola bola” e a renovação pedagógica. In: ALBUQUERQUE, Denise Ivana de Paula; DEL-MASSO, Maria Candida Soares (Org). Desafios da educação física escolar: temáticas de formação em serviço no ProEF. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020.
LIMA, Eliaquim de Sousa; PESSOA, Kaline Lígia Estevam de Carvalho; PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes. Dentro e fora da fronteira: corpos que subvertem a norma hegemônica de gênero e sexualidade nas aulas de Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 34, n. 65, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/85841. Acesso em: 18 set. 2024.
MENEZES, A. H. N. et al. Metodologia científica: teoria e aplicação na educação a distância. Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina-PE, p. 1-84, 2019. Disponível em: https://portais.univasf.edu.br/noticias/univasf-publica-livro-digital-sobre-metodologia-cientifica-voltada-para-educacao-a-distancia/livro-de-metodologia-cientifica.pdf. Acesso em: 10 maio 2024.
MONTEIRO, Livia Marafiga. Discussões sobre Gênero nas Danças de Salão: vamos dialogar?. Polêmica, v. 21, n. 1, p. 083-096, 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/polemica/article/view/64133. Acesso em: 03 dez. 2023.
PAIS, José Machado. A construção sociológica da juventude—alguns contributos. Análise social, p. 139-165, 1990. Acesso em: 28 maio 2023.
SILVA, Leandro de Carvalho da. Entre situações-limite e inéditos viáveis: problematizando as desigualdades de gênero nas aulas de educação física.
Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de São Carlos, campus São Carlos, p. 100, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eliaquim de Sousa Lima, Patrícia Ribeiro Feitosa Lima, Nilson Vieira Pinto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.