Enfrentamentos de gênero à luz de práticas inovadoras: relato na Educação Física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14128

Palavras-chave:

Educação Física escolar, Prática inovadora, Gênero, Sexualidade

Resumo

O texto compartilha uma experiência pedagógica que, envolvida por condições desafiantes, traçou a concretização das possibilidades de uma prática pedagógica de cunho inovadora. De abordagem qualitativa, tratou-se do relato de um professor do Ensino Médio e mestrando em Educação Física do Instituto Federal do Ceará, no qual, foi incitado por uma atividade da disciplina Educação Física no Ensino Médio durante o encontro presencial no ano letivo de 2023. Evidenciou-se problemáticas em seu contexto de atuação quanto às suscitações de gênero que as vivências nas práticas corporais revelam. Com isso, em vista de superar a situação-limite implicada às questões de gênero, desenvolveu-se como prática inovadora, as problematizações desse marcador a partir da experimentação e debate do futebol generificado e da dança de salão. Considera-se que desenvolver práticas inovadoras nas aulas de Educação Física pode ser desafiante, no entanto, são estratégias mais convergentes a realidade do Ensino Médio e das juventudes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliaquim de Sousa Lima, Secretaria de Educação do Ceará

Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Especialista em Gênero, diversidade e direitos humanos (Unilab) e em Educação Física Escolar (Unicesumar). Licenciado em Educação Física pelo IFCE. Servidor efetivo da Secretaria de Educação do Ceará. Integrante do grupo de pesquisa Corponexões: corpo, cultura e sociedade e do Grupo de Pesquisa em Educação, Saúde e Exercício Físico.

Patrícia Ribeiro Feitosa Lima, nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

É professora e pesquisadora na área da Educação e da Educação Física. Possui especialização em Treinamento Desportivo, mestrado em Educação em Saúde; doutorado e pós-doutorado em Educação.

Nilson Vieira Pinto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Pós-doutor em Saúde Coletiva. Graduado em Educação Física. Docente permanente do Mestrado Profissional em Educação Física (ProEF) e do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Referências

ABAURRE, Maria Luiza M; PONTARA, Marcela; ABAURRE, Maria Bernadete M. Linguagens e suas tecnologias: manual do professor. 1ª ed. São Paulo: Moderna, 2020.

ALBUQUERQUE, Denise Ivana de Paula; DEL-MASSO, Maria Candida Soares. Desafios da educação física escolar: temáticas de formação em serviço no ProEF. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020.

ALMEIDA, Felipe Quintão de. Educação Física Escolar e práticas pedagógicas inovadoras: uma revisão. Corpoconsciência (2017): 7-16. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5312. Acesso em: 7 nov. 2023.

CARMO, Klertianny Teixeira do; LIMA, Eliaquim de Sousa; DODÓ, Aline Menezes; PEREIRA, Arliene Stephanie de Menezes. A prática docente na Educação Física: caminhos para sua (res)significação. Poíesis Pedagógica,Catalão - GO, v. 20,2022. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/74611/39057. Acesso em: 1 dez. 2023.

CHAVES JUNIOR, Sergio Roberto; MEURER, Sidmar dos Santos; OLIVEIRA, Marcus Aurelio Taborda de. Problematizando as aulas de Educação Física: seriam o acesso à cultura e a humanização das relações sociais elementos constitutivos de boas práticas educativas?. Poiésis, v. 8, n. 14, 2014. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/2314. Acesso em: 9 nov. 2023.

CLAUDINO, Igor de Freitas; ZANOTTO, Luana. Ensino de dança de salão na educação física escolar: a orientação sexual em foco. Educación Física y Ciencia, v. 22, n. 4, p. 151-166, 2020. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?pid=S2314-25612020000400151&script=sci_arttext. Acesso em: 3 dez. 2023.

COFFANI, Márcia Cristina Rodrigues da Silva et al. Problematizações para uma prática pedagógica inovadora da educação física no ensino médio. Corpoconsciência, p. 101-114, 2018. Disponível em:

https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/7466. Acesso em: 7 nov. 2023.

DORNELES, Priscila Gomes, WENETZ, Ileana; SCHWENGBER, Maria Simone Vione.(Orgs). Educação física e gênero: desafios educacionais. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013.

FAGGION, C. A. A prática docente dos professores de Educação Física no Ensino Médio das escolas públicas de Caxias do Sul. Do corpo: Ciências e Artes, Caxias do Sul, v. 1, n. 2, jul./dez. 2011.

FÁVERO SOBRINHO, Antônio. O aluno não é mais aquele! E agora, professor? A transfiguração histórica dos sujeitos da educação. Anais do I seminário nacional: currículo em movimento – Perspectivas Atuais Belo Horizonte, 2010.

GINCIENE, Guy; COSTA, Martina Gonçalves Burch; JORAS, Pamela Siqueira. Possibilidades pedagógicas para o ensino do futebol de mulheres. 2022. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/257618/001166779.pdf4e8fa8e3ce89c3cd2359e4b2d9da011eMD5110183/2576182023-04-29;jsessionid=735BCEAFA6C809E3F765C675B3445A6A?sequence=1. Acesso em: 17 jun. 2024.

GOMES, D. P.; PEREIRA, A. S. M.; SANTIAGO, J. da S. Refazendo os percursos da disciplina bases socioantropológicas da Educação Física. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5503. Acesso em: 13 maio 2024.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime. Educação Física Escolar: entre o “rola bola” e a renovação pedagógica. In: ALBUQUERQUE, Denise Ivana de Paula; DEL-MASSO, Maria Candida Soares (Org). Desafios da educação física escolar: temáticas de formação em serviço no ProEF. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020.

LIMA, Eliaquim de Sousa; PESSOA, Kaline Lígia Estevam de Carvalho; PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes. Dentro e fora da fronteira: corpos que subvertem a norma hegemônica de gênero e sexualidade nas aulas de Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 34, n. 65, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/85841. Acesso em: 18 set. 2024.

MENEZES, A. H. N. et al. Metodologia científica: teoria e aplicação na educação a distância. Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina-PE, p. 1-84, 2019. Disponível em: https://portais.univasf.edu.br/noticias/univasf-publica-livro-digital-sobre-metodologia-cientifica-voltada-para-educacao-a-distancia/livro-de-metodologia-cientifica.pdf. Acesso em: 10 maio 2024.

MONTEIRO, Livia Marafiga. Discussões sobre Gênero nas Danças de Salão: vamos dialogar?. Polêmica, v. 21, n. 1, p. 083-096, 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/polemica/article/view/64133. Acesso em: 03 dez. 2023.

PAIS, José Machado. A construção sociológica da juventude—alguns contributos. Análise social, p. 139-165, 1990. Acesso em: 28 maio 2023.

SILVA, Leandro de Carvalho da. Entre situações-limite e inéditos viáveis: problematizando as desigualdades de gênero nas aulas de educação física.

Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de São Carlos, campus São Carlos, p. 100, 2023.

Publicado

2024-10-01

Como Citar

Lima, E. de S., Lima, P. R. F., & Pinto, N. V. (2024). Enfrentamentos de gênero à luz de práticas inovadoras: relato na Educação Física escolar. Ensino Em Perspectivas, 5(1), 1–16. https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14128

Edição

Seção

Relato de experiência