Formação inicial de docentes: vivências durante Programa Residência Pedagógica em uma escola estadual na cidade de Teresina-PI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.13833

Palavras-chave:

Metodologia, Recursos didáticos, Ensino, Residência Pedagogia

Resumo

O presente trabalho tem o propósito de apresentar as experiências vivenciadas durante o Programa Residência Pedagógica (PRP) com foco em discutir a formação inicial de professores juntamente com a socialização de práticas pedagógicas no ensino de Geografia durante os 12 primeiros meses. Nesse sentido, abordam-se as vivências em uma escola estadual na cidade de Teresina-PI evidenciando a relevância do programa para a prática docente, dialogando sobre o processo de formação de professores e a articulação entre teoria e prática. A metodologia contemplada para esse estudo tem abordagem qualitativa, tendo como procedimento metodológico o relato de experiência, pesquisa bibliográfica visando compor a fundamentação teórica e pesquisa documental com consulta a BNCC com foco no currículo de Geografia. Conclui-se que os resultados foram satisfatórios, demonstrando a contribuição significativa do programa para os licenciandos, durante a formação de docentes, com o aprimoramento e desenvolvimento de habilidades e competências referentes à docência.

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Biografia do Autor

João Carlos dos Santos Cardoso, Universidade Estadual do Piauí

Graduado em Geografia pela UESPI. Pós-graduando em Ciências humanas e sociais aplicadas e o mundo do trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Geografia Humana e Econômica pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER).

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

Cardoso, J. C. dos S. (2024). Formação inicial de docentes: vivências durante Programa Residência Pedagógica em uma escola estadual na cidade de Teresina-PI: . Ensino Em Perspectivas, 5(1), 1–20. https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.13833