Arte, Geometria e Simetria:
uma aplicação da Técnica de Tesselação de Escher no processo de ensino e aprendizagem
Parole chiave:
geometria, arte, escher, sequência didáticaAbstract
Abordar na sala de aula a harmonia que a geometria possui com outras áreas de conhecimento faz com que os discentes usem a criatividade e o raciocínio lógico, podendo ser explorado, por exemplo, através da arte. Dentre tantos métodos de se fazer arte, Escher é um propulsor em brincar com seus mosaicos, usando a então chamada técnica de tesselação. O objetivo deste trabalho é apresentar a técnica de tesselação, aplicada a alunos do 2º ano do ensino médio, no município de Frei Gaspar/MG. Para isso foi utilizada uma sequência didática com a definição de conteúdo, temas, atividades e duração. Como resultado os alunos desenvolveram mosaicos, a partir da técnica de tesselação de Escher, ou seja, ‘’técnica da dentada’’, utilizando figuras geométricas e simetria. Obteve-se resultados qualitativos, percebendo o engajamento dos alunos presentes.
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