Arte, Geometria e Simetria:
uma aplicação da Técnica de Tesselação de Escher no processo de ensino e aprendizagem
Schlagworte:
geometria, arte, escher, sequência didáticaAbstract
Abordar na sala de aula a harmonia que a geometria possui com outras áreas de conhecimento faz com que os discentes usem a criatividade e o raciocínio lógico, podendo ser explorado, por exemplo, através da arte. Dentre tantos métodos de se fazer arte, Escher é um propulsor em brincar com seus mosaicos, usando a então chamada técnica de tesselação. O objetivo deste trabalho é apresentar a técnica de tesselação, aplicada a alunos do 2º ano do ensino médio, no município de Frei Gaspar/MG. Para isso foi utilizada uma sequência didática com a definição de conteúdo, temas, atividades e duração. Como resultado os alunos desenvolveram mosaicos, a partir da técnica de tesselação de Escher, ou seja, ‘’técnica da dentada’’, utilizando figuras geométricas e simetria. Obteve-se resultados qualitativos, percebendo o engajamento dos alunos presentes.
Literaturhinweise
ALVES, C. M. F.. O estudo da simetria através da arte de Maurits Cornelis Escher. 2009. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática Pura e Aplicada, Rio de Janeiro, 2014.
BARROS, F. de C.. Pavimentações do plano: propostas lúdicas de aula. Trabalhando com ângulos internos, simetrias, isometrias, obras de arte e mediatrizes. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática Pura e Aplicada, Rio de Janeiro, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s): Matemática/Secretaria de Educação. Brasília: MEC/SEF, 1998a. 148 p.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Para o Ensino Médio. 1998b.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação. Currículo Básico Comum (CBC). 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de estudos e pesquisas educacionais Anísio Teixeira (INEP). ENEM: provas e gabaritos. 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017.
CHAVES, D. R. C.. A matemática é uma arte: Uma proposta de ensino ligando a matemática e a arte. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2008.
DELMONDI, N. N.; PAZUCH, V.. Um panorama teórico das tendências de pesquisa sobre o ensino de transformações geométricas. Rev. Bras. Estud. Pedagog., v. 99, n. 253, p. 659-686, set/dez, 2018.
GERHARDT, T. E. (Org.); SILVEIRA, D. T. (Org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 120 p.
ISOTANI, S.; BRANDÃO, L. O. O papel do professor e do aluno frente ao uso de um software de geometria interativa: iGeom. Bolema, Rio Claro, v. 27, n. 45, p. 165-192, abr. 2013.
LEITÃO, M. R. Tesselações no ensino de geometria Euclidiana. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Ceará, Juazeiro do Norte, 2015.
LIMA, R. C.; BEZERRA, F. J. B.; VALVERDE, M. A. H. Uso de materiais manipulativos: a oficina “mãe dinada” como introdução ao estudo de probabilidade e estatística. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais... São Paulo: ENEM, 2016.
MLODINOW, L. A janela de Euclides: a história da geometria, das linhas paralelas ao hiperespaço. São Paulo: geração editorial, 2004.
NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF MATHEMATICS (NCTM). Curriculum and evaluation standards for school mathematics. Reston: NCTM, 1989.
REYS, R. E.. Considerations for teachers using manipulative materials. The Arithmetic Teacher, vol. 18, n. 8, p. 551-558, dez. 1971.
SANTOS, M. R.; BICUDO, M. A. V. Uma experiência de formação continuada com professores de Arte e Matemática no ensino de Geometria. Bolema, Rio Claro, v. 29, n. 53, p. 1329-1347, dez. 2015.
SEMMER, S.. O Ensino De Geometrias Não-Euclidianas Usando Arte e Matemática. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Federal Tecnológica do Paraná, Paraná, 2013.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2022 Joanderson de Almeida Reis, Lucelindo Dias Ferreira Junior
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.