Entre sala de aula e coordenação pedagógica: a criação do Jornal do Lumumbá
DOI:
https://doi.org/10.52521/revccc.v1i5.14487Parole chiave:
Projetos Educativos, Coordenação Pedagógica, Tecnologias na Educação, Intervenção PedagógicaAbstract
Este projeto se propõe a dialogar sobre as conexões que podem ser feitas entre a coordenação pedagógica e os docentes em sala de aula, mostrando que essa troca pode ser bem-sucedida e replicada para outros espaços educacionais. Por meio da Intervenção Pedagógica, foi possível criar o jornal da escola (Jornal do Lumumbá) que trabalhou este gênero textual e ampliou o repertório de temas e conceitos que atravessam os muros da escola, fazendo uso da metodologia da Intervenção Pedagógica. Esse estudo é embasado por: Lima (2023), Soares (2013), Garcia (1995), Schön (1995). Os conceitos foram sistematizados e culminaram na estreia do jornal para toda comunidade escolar. O jornal teve sua divulgação física e virtual, sendo replicado nas redes sociais da escola e ganhou espaço na plataforma de notícias da rede municipal de educação do Rio de Janeiro.
Riferimenti bibliografici
GARCIA, C. M. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In.: NÓVOA, A. (coord.) Os professores e a sua formação. Tradução de Graça Cunha, Cândida Hespana, Conceição Afonso e José A. S.Tavares. Lisboa: Dom Quixote, 1995, p 51-76.
LIMA, Christiane Valêska Araújo Costa. Impactos da educomunicação na educação e sua contribuição para a prática docente. Rev Ciência & Contemporaneidade, v. 1, n. 1, pág.89-96, jul-dez, 2023.
PEREIRA, Rita Marisa Ribes; MACEDO, Nélia Mara Rezende (Orgs.). Infância em Pesquisa. Rio de Janeiro: Nau, 2012.
SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (coord.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, p. 77-91, 1995.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: as múltiplas tradições de um campo emergente de intervenção social na Europa. estados unidos e américa latina. In: IPEA, Panorama da comunicação e das comunicações no Brasil, Brasília, v. 4, 2013.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Luciana Jesus de Souza, Cristiane Santos da Fonseca
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.