O silenciamento da educação infantil na pandemia da covid-19
Mots-clés :
Educação Infantil; Ensino remoto; Silenciamento.Résumé
No isolamento social causado pela pandemia, o ensino infantil passou a ser desenvolvido por meio de atividades remotas conforme a orientação do Conselho Nacional de Educação (CNE). O objetivo desse estudo é propor uma reflexão acerca do silenciamento da Educação Infantil na Pandemia da COVID-19 partindo da compreensão de que com o fechamento das instituições escolares, os professores precisaram desenvolver práticas pedagógicas que garantissem o contato da criança com a escola. Esta pesquisa é descritiva de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de um formulário on-line produzido no Google Forms e divulgada nas redes sociais para a coleta dos dados. Os participantes do estudo são professores de crianças de 0 a 5 anos, que atuam em diversas cidades brasileiras em escolas públicas e privadas. As discussões apresentadas, apontam que a Educação Infantil é silenciada quando o ensino não presencial é proposto a partir de um pressuposto de normalidade, desconsiderando a realidade de vulnerabilidade social e econômica em que vivem as crianças matriculadas em escolas públicas e as condições formativas e de estrutura tecnológicas dos docentes.
Références
AGÊNCIA SENADO. Elisa Chagas. DataSenado: quase 20 milhões de alunos deixaram de ter aulas durante pandemia. 12/08/2020. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/08/12/datasenado-quase-20-milhoes-de- alunos-deixaram-de-ter-aulas-durantepandemia. Acesso em: 17 de fev. 2020.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
CAMPOS, Roselane Fátima; DURLI, Zenilde. Infância confinada:: liturgias de escolarização e privatização da educação infantil. Zero-A-Seis: DossiêEspecial: Educação Infantil em tempos de Pandemia, Santa Catarina, v. 23, n. 0, p. 221-243, jan. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/79059/45382. Acesso em 13 de dez. de 2021.
CHAUÍ, M.S. Ideologia e Educação. Educação e Pesquisa, São Paulo: v.42,n.1, p.245-257, jan/mar.2016
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (Distrito Federal). Parecer CNE/CP Nº: 5/2020, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, 1 jun. 2020, seção 1, p. 32, 28 abr. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov. br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005- 20&category_slug=marco-2020- pdf&Itemid=30192. Acesso em: 27 jul. 2020.
DELBONI, Carolina. Educação Infantil sente impacto da pandemia no desenvolvimento da criança. 2021. Disponível em: https://emais.estadao.com.br/blogs/kids/educacao-infantil- sente-impacto-da-pandemia-no-desenvolvimento-da-crianca/. Acesso em: 24 maio 2021.
DIDONET, V. Construção histórica da integração de educação e cuidado na primeira infância no Brasil. In: NUNES, F. R.; CORSINO, P.; DIDONET, V. Educação infantil no Brasil: primeira etapa da educação básica. Brasília: UNESCO, Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, Fundação Orsa, 2011.
EDUCAÇÃO, Planeta. Os reais impactos da pandemia na Educação Infantil. 2021. Disponível em: https://www.plannetaeducacao.com.br/portal/a/460/os-reais-impactos-da- pandemia-na-educacao-infantil. Acesso em: 05 out. 2021.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GONÇALVES, E.M.R; BRITO, A.L.F. de M. Ensino remoto na Educação Infantil em tempos de pandemia: reflexões acerca das novas formas de ensinar Revista Práxis, v. 12,
n. 24, dezembro, 2020 p. 39-46. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/issue/view/109. Acesso: 28 de jan.2020
OLIVEIRA, Z.M.R. Educação Infantil. 8. Ed. rev. atual e ampl. São Paulo: Cortez, 2020.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés DOUGLAS MANOEL ANTONIO DE ABREU PESTANA DOS SANTOS 2022
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .