Base institucional da pesquisa acadêmica brasileira de 2008 a 2018 sobre o ensino dos temas ‘Origem da Vida’ e ‘Evolução Biológica’

Authors

  • Francisco Henrique Mesquita FELIX Universidade Estadual do Ceará
  • MÁRIO CÉZAR AMORIM DE OLIVEIRA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ https://orcid.org/0000-0001-7849-546X

Keywords:

Estado da Arte, Ensino de Biologia, Dissertações e Teses, Produção Acadêmica, Ensino de Origem da Vida, Ensino de Evolução Biológica

Abstract

Considerando a relevância dos temas ‘Origem da Vida’ e ‘Evolução Biológica’ para o ensino de Biologia no Brasil e o trabalho inventariante da pesquisa acadêmica do ensino desses temas realizado por Oliveira (2011), o objetivo de nossa investigação, identificada como um estudo do tipo ‘estado da arte’, foi o mapeamento da produção acadêmica brasileira, na forma de dissertações de mestrado e teses de doutorado, que aborda o ensino dos temas ‘Origem da Vida’ e ‘Evolução Biológica’, defendida em programas de pós-graduação existentes no país, no período de 2008 a 2018. Foi realizada uma análise documental dessa produção, abrangendo 139 documentos, através de instrumentos quali-quantitativos e da leitura na íntegra dos textos. Apresentamos nesse texto parte de nossos resultados, que convencionamos denominar de Base Institucional da Produção Acadêmica.

Author Biographies

Francisco Henrique Mesquita FELIX, Universidade Estadual do Ceará

Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE), tendo participado do Programa de Monitoria Acadêmica (PROMAC-UECE). Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e técnico em enfermagem pela Escola Estadual de Educação Profissional Rita Aguiar Barbosa.

MÁRIO CÉZAR AMORIM DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Professor of Teaching Practice in Biology, Faculty of Education of Itapipoca (FACEDI), campus of the State University of Ceará (UECE). I've experience in the teaching of Natural Sciences (6 to 9 years of Elementary School), Biology and Practices of Science Laboratory (1st to 3rd year of High School) and teaching in Higher Education (UFC, UESC and UECE). (UFBA, 2011). I'm PhD student in Teaching, Philosophy and History of Sciences (UFBA-UEFS, since 2017). Member of the Science Education Research Network of the UECE (REPENCI-UECE), the Brazilian Association of Teaching Biology (SBEnBio) and the Brazilian Association for Research in Science Education (ABRAPEC). Researcher linked to the Laboratory of Teaching, Philosophy and History of Biology of UFBA (LEFHBio-UFBA) and to the 'Group of Chemical Research of Natural Products and Materials' of FACEDI-UECE (Line of Research: Teaching of Chemistry and Biology). I'm interested in educational research that deals with 'History and Philosophy of Science in Teaching Biology' and 'Socio-Scientific Controversies in the Teaching of Science and Biology and its Implications in Teacher Education', in particular the teaching of the themes 'Origin of Life' Biological Evolution '.

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Published

2021-09-07

How to Cite

FELIX, F. H. M., & OLIVEIRA, M. C. A. D. (2021). Base institucional da pesquisa acadêmica brasileira de 2008 a 2018 sobre o ensino dos temas ‘Origem da Vida’ e ‘Evolução Biológica’. Conexão ComCiência, 1(3). Retrieved from https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6775

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